Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Produtos apreendidos pelo Imetro-SC...

Produtos apreendidos pelo Imetro-SC ajudam na construção de cadeiras de rodas e muletas

Produtos apreendidos em fiscalizações, por situação irregular, são aproveitados na construção de cadeiras de rodas e muletas. A iniciativa, que tem ajudado pessoas com dificuldade de mobilidade, é realidade por meio de um Termo de Cooperação entre o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) e o Projeto Lixo Limpo, da cidade de Tijucas.

Desde a assinatura do Termo de Cooperação, em junho de 2022, cerca de 100 peças, entre cadeiras de rodas, de banho, muletas e andadores foram reformadas com ajuda dos materiais destinados pelo Imetro-SC.
Os novos instrumentos são, posteriormente, doados para instituições e pessoas com necessidades especiais.

Neste mês, o Imetro-SC completou mais uma destinação com cerca de 12 mil itens entre climatizadores elétricos, pneus, balanças, brinquedos, cadeiras e copos plásticos.
Todos oriundos de apreensões por não estarem em conformidade com a legislação na qualidade de produtos ou na avaliação metrológica, sendo que o uso pode trazer riscos à população.

A presidente da Comissão de Destinação dos Produtos Apreendidos do Imetro-SC, Renata Santos da Silva, explica que as empresas responsáveis têm direito à ampla defesa e os itens só são destinados após o término do processo.

Os produtos são parcialmente destruídos e destinados ao Projeto Lixo Limpo ou à uma empresa especializada.

Para Renata, a parceria com o Projeto Lixo Limpo tem um papel fundamental no incentivo à economia circular e o fortalecimento do papel social do Governo de Santa Catarina.

São produtos descartados por estarem irregulares. Desta forma há uma contrapartida importante, na qual é possível contribuir com mais acessibilidade e conforto para quem precisa e mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Repórter: Kenia Casagrande