Produtores rurais do Oeste participam de reuniões de sensibilização do Projeto Mata Ciliar
A Casan iniciou neste mês as reuniões com as famílias de produtores rurais que vão participar da nova etapa do Projeto Mata Ciliar na região Oeste de Santa Catarina.
O projeto tem o objetivo de proteger e permitir a recuperação de Áreas de Proteção Permanente ao longo de cursos d´água.
O primeiro encontro foi realizado neste semana em Cordilheira Alta. Novas reuniões estão agendadas para os dias 16, em Águas de Chapecó; 22, em Guatambu; 23, em Planalto Alegre, e 24, em Chapecó.
Em novembro, a integração com as famílias ocorrerá nos dias 7, em São Carlos e 11, em Caxambu do Sul.
Nesta nova fase, 40 agricultores familiares receberão apoio da Casan e orientação técnica de profissionais que atuam no Consórcio Iberê para proteger cursos d´água que cortam suas propriedades.
O trabalho é desenvolvido desde 2006 e já permitiu a proteção de 353 hectares de vegetação de Mata Ciliar, o que corresponde a 353 campos de futebol.
A proteção da Mata Ciliar é feita com o isolamento da Área de Proteção Permanente (APP) ao longo de cursos d’águas que cortam as propriedades rurais, impedindo que animais degradem a vegetação ou que lavouras sejam plantadas nesse local.
O cercamento também reduz os riscos de assoreamento, de problemas causados por enxurradas e o controle da erosão.
Repórter: Marcos Lampert