Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Produtores de Artesanato reúnem-se...

Produtores de Artesanato reúnem-se no Alto Vale do Itajaí para projetar ações em 2015

produtores de artesanato reunem-se no alto vale do itajai para projetar acoes em 2015 20141202 1737010137

Gerente de Políticas de Trabalho e Emprego, Grace de Sturdze, da Secretaria de estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Jane Maria Ghizzo Schmidt, coordenadora estadual da Mulher, vinculada à Casa Civil;  e Luiz Barbosa, coordenador de cursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária de Santa Catarina (Fapeu) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 2, na sede da SDR de Rio do Sul, com artesãs representantes dos municípios do Alto Vale do Itajaí para discutir aspectos relativos à produção de artesanato, como valores culturais agregados, produção e comercialização.

Durante o encontro, houve a apresentação dos projetos ‘Fazendo Renda’ e ‘Economia Solidária’, quando foram passadas informações sobre gestão para articular grupos produtores para expor e comercializar artesanato regional. A partir da formação de grupos de artesãos, pretende-se criar uma rede de produção de artesanato para vender tais produtos em diversos nichos do mercado. 

Com os cursos, que serão ministrados por professores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, a partir de 10 de fevereiro do ano vindouro, os artesãos serão mais bem preparados para produzir e comercializar seus produtos. A rede pretende qualificar 730 pequenos empreendedores em seis macro regiões do Estado, sendo uma delas o Alto Vale do Itajaí.

Os empreendedores tratarão de associar-se em grupos de artesãos e terão seus produtos identificados como sendo de promoção social e preservação cultural. Segundo o que informou Luiz Barbosa, da Fapeu, o ponta-pé inicial é formar grupos locais de artesãos e/ou artesãs, com cursos que iniciarão dia 10 de fevereiro do ano que vem para desenvolver os projetos.

A artesã Iris Stahnke, de Rio do Sul, foi eleita líder dos grupos de produtores de artesanato na região. Ela acredita que com alguma ajuda oficial, com algum empurrãozinho a mais, a produção de artesanato regional deverá firmar-se em curto espaço de tempo, valorizando a cultura e a produção regional até com possibilidades de destacar-se nacionalmente, em feiras nacionais de artesanato, pois é um setor ainda pouco explorado, pouco valorizado e subestimado no Alto Vale do Itajaí, e isto tende a mudar rapidamente a partir do ano que vem.

Mais informações para a imprensa:
Homero Buzzi
Email:imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47) 3526-3014 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support