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Procon/SC realizou mais de 90 mil atendimentos em 2023

O Procon/SC, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), realizou entre janeiro a setembro deste ano, 90.666 atendimentos, obtendo 63% de resolutividade.

Esses números refletem a diversidade de serviços de atendimento disponibilizados abrangendo o presencial, o portal consumidor.gov, o número 151 e as atividades de fiscalização, além de reclamações no órgão de consumidores em todo o estado.

Agosto foi o mês com o maior número de atendimentos, 11.247, seguido de setembro, (9.408), julho (9.334) e outubro (9.171).

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, os dados e a resolutividade demonstram a importância do órgão, que é uma ferramenta de inclusão social e tem a função de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.

As situações mais reclamadas em 2023 incluem cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato, demanda não resolvida/não respondida no SAC, oferta não cumprida/publicidade enganosa, dificuldade/atraso na devolução de valores pagos ou reembolso, cobrança por serviço/produto não contratado, renegociação/parcelamento de dívida, dificuldade de contato/demora no atendimento, produto danificado/não funcional, não entrega/demora na entrega do produto, e cobrança de tarifas/taxas/valores não previstos.

No site https://www.procon.sc.gov.br é possível abrir uma reclamação no campo “Denuncie aqui”, munido de todas as informações e documentos solicitados.
O horário de funcionamento do telefone 151 , é das 08h às 18h.

Repórter: Kenia Casagrande

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