Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Processo de Indicação Geográfica...

Processo de Indicação Geográfica para Alho Roxo do Planalto Catarinense avança

O processo de obtenção de Indicação Geográfica (IG) para o Alho Roxo do Planalto Catarinense segue mobilizando pessoas e instituições em Santa Catarina.

A Indicação Geográfica (IG) é um registro conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Para obter a IG, é preciso montar um dossiê com diagnóstico da região e produto, da organização da governança, da confirmação do nome geográfico, pela elaboração e definição do caderno de especificações técnicas, além de pesquisas científicas da qualidade e da organização documental.

O pesquisador da Epagri/Ciram e especialista em IGs, Hamilton Vieira, explica que a região do Planalto Catarinense é reconhecida como berço nacional da cultura do alho e comenta sobre a importância da obtenção da Indicação para os produtores:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support