Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Processo de descentralização do...

Processo de descentralização do Executivo é tema de encontro

O processo de dez anos de implantação da descentralização do poder Executivo em Santa Catarina foi tema da primeira reunião técnica organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento nessa quarta e quinta-feira, 2 e 3, em Florianópolis. Representantes da Secretaria de Planejamento, de Saúde, da Educação, Secretaria da Agricultura e Pesca, Secretaria de Segurança Pública, das secretarias regionais, de universidades e da sociedade civil avaliaram os avanços e entraves do modelo.

Foto: Rosália Dors Pessato / Secretaria de Estado do Planejamento

As principais questões levantadas referem-se ao orçamento, à gestão, à estrutura e à equipe técnica do Executivo. O secretário de Planejamento, Murilo Flores, comentou: “O processo de descentralização em Santa Catarina é novo se comparado com países europeus que há décadas implantaram o modelo. Temos conversado muito sobre o assunto internamente para buscar compreender o papel da instância intermediária entre o governo e os municípios já que nosso objetivo é avançar no conceito da desconcentração do poder e no rumo dos territórios. Há, entretanto, a certeza de que o debate deve ser ampliado com a sociedade”.

Entre os objetivos da descentralização está o incentivo à cultura de participação social na definição de prioridades da região. O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Paulo Mattos, considera a iniciativa da descentralização positiva, mas aponta falhas: “O modelo é um avanço para o Estado porque permite olhar com mais detalhes às necessidades locais, mas os projetos precisam ser mais bem discutidos pelo Conselho de Desenvolvimento Regional e serem submetidos à apreciação do grupo com recursos orçamentários já definidos pelo Governo”.

Os participantes buscaram aportes conceituais para avaliar os avanços e entraves da implementação da descentralização na atuação do Governo nas regiões, além de propor aperfeiçoamento do modelo. O reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, avalia: “A descentralização permitiu o início da gestão e decisão de projetos de interesses intermunicipais, mas precisamos criar espaços para discutir gestão pública”.

Informações adicionais para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support