Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Processo de demolição do...

Processo de demolição do Aristiliano Ramos começa nesta quinta em Lages


Fotos: Cristiano Rigo Dalcin / ADR Lages

O Colégio Aristiliano Ramos será cercado com 165 metros de tapume nesta quinta-feira, 30, para que possa dar início ao processo de demolição do prédio, o primeiro passo para a revitalização da área central de Lages, na Serra Catarinense. A demolição será feita por uma empresa especializada e custeada pelo Governo do Estado, com um investimento de R$ 145 mil, em uma parceria com a prefeitura de Lages.

Na manhã desta quarta-feira, 29, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, esteve no local ao lado do engenheiro civil e secretário de Planejamento e Infraestrutura de Lages, Claiton Bortoluzzi de Oliveira, para acertar os últimos detalhes do processo de demolição, como a transferência de quiosques de comerciantes instalados na Praça João Costa.

“Fizemos todas as tratativas para que possamos revitalizar o centro. É uma parceria com a prefeitura e os recursos já estão garantidos pelo Governo do Estado. É uma obra importante para o município e assim teremos um centro mais agradável, bonito, com uma praça muito mais elaborada”, afirma Duarte. A demolição envolve questões técnicas como o isolamento do local, a retirada dos resíduos de construção e a manutenção do acesso do público ao comércio localizado no entorno do prédio. “Estamos tomando todas as medidas cabíveis e possíveis para causar menos transtornos aos cidadãos. Os tapumes começam a ser instalados nesta quinta-feira, 30, e a empresa especializada já estará executando o serviço na próxima semana”, assegura.

O Colégio Aristiliano Ramos foi o primeiro representante catarinense da Escola Nova, movimento que defendia a mudança radical no sistema educacional brasileiro na década de 1930. Diferente dos prédios suntuosos e elitistas, os integrantes desta corrente educacional defendiam a simplificação dos espaços para possibilitar maior alcance à rede pública de ensino. Também foi a primeira escola Normal laica de Lages.

Deteriorado, o prédio foi fechado pela Defesa Civil em dezembro de 2011. O alto custo de restauração e a localização, ao lado do calçadão, na Praça João Costa, pesaram a favor para a demolição. O processo de tombamento do Aristiliano Ramos chegou a ser iniciado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que reconsiderou a demolição após parecer da Fundação Cultural de Lages.

Informações adicionais para a imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Imprensa.sdrlages@gmail.com
Gerente de Comunicação – ADR Lages
(049) 98839-1727 – (048)99984-3619

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support