Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Primeiro semestre de 2024...

Primeiro semestre de 2024 é marcado por avanços na expansão de 28% da rede de gás natural em SC

Foto: Divulgação / SCGÁS

No primeiro semestre de 2024, a SCGÁS expandiu sua rede de gás canalizado em aproximadamente 46 km, representando um crescimento de cerca de 28% em relação aos 36 km construídos no mesmo período de 2023. Destaque para o mês de junho de 2024, que liderou a expansão do semestre com a instalação de 10,5 km de novas redes. Esses dados refletem os esforços da companhia para expandir a infraestrutura que oferta o gás natural como uma alternativa energética mais sustentável no estado.

Nos últimos 12 meses, de junho de 2023 até junho de 2024, a SCGÁS totalizou 111,7 km de novas redes construídas. Do total, cerca de 60% foi construído em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Este material é aplicado em redes destinadas a áreas urbanas em função da maior facilidade em conectar novos consumidores, permitindo assim, mais agilidade na resposta à demanda, sem abrir mão da segurança e da qualidade dos serviços.

“A SCGÁS está intensificando seus investimentos também em redes em PEAD, uma escolha estratégica, que reflete nossa busca contínua por modernização e por uma expansão sustentável das redes de distribuição de gás natural em áreas urbanas”, afirma o gerente da engenharia, Fernando Margarida. Aproximadamente 66% da extensão construída pela distribuidora no último semestre foi em PEAD.

Para os próximos cinco anos, a companhia catarinense projeta adicionar mais 428 km à sua rede de distribuição de gás natural. Até o momento, cerca de 11% dessa meta já foi alcançada. Em termos anuais, já foram construídos aproximadamente 51% dos 91 km orçados para 2024. Atualmente a SCGÁS está presente em 73 municípios e atende mais de 27 mil consumidores.

Santa Catarina em destaque

Santa Catarina se posiciona como o terceiro estado em extensão de rede de distribuição de gás canalizado (RDGN) no país. De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS)*, o estado catarinense fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A busca por expandir constantemente a rede de distribuição reforça o compromisso da SCGÁS com a interiorização do gás natural e a universalização do seu uso, levando ao consequente desenvolvimento do estado. Este movimento promove ainda o progresso sustentável e disponibiliza para os lares catarinenses um combustível mais limpo, econômico e seguro.

*Informação referente aos dados de março/2024, os mais atualizados disponíveis.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCGÁS

Assessoria de imprensa da SCGÁS - Companhia de Gás de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support