Primeiro no país, Santa Catarina já emitiu 139,5 mil documentos de identidade com numeração única para RG e CPF
https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2022/10/20220223_bol_71.mp3
Descrição do áudio:
Santa Catarina foi o Estado pioneiro na adoção do novo documento de identidade com numeração única, válida para todo o Brasil. Desde 8 de novembro do ano passado já foram emitidas 139.542 carteiras em que o RG é igual ao CPF, o que aumenta a segurança e reduz a burocracia.
Nesta quarta, dia 23, o documento único foi lançado em caráter nacional e se tornará obrigatório até 6 de março de 2023. O projeto catarinense foi o primeiro passo para a construção de um sistema nacional integrado e seguro. Apoiador da ideia mesmo antes de assumir o governo estadual, o governador Carlos Moisés foi o primeiro cidadão brasileiro a obter o novo documento.
Hoje, cada um dos 26 estados brasileiros mais o distrito federal possui sistema de identificação independente, permitindo que um mesmo cidadão possa ter até 27 numerações de RG diferentes. Quando replicado em todos os estados brasileiros e em Brasília, o projeto desenvolvido pela Polícia Científica de Santa Catarina integrará todos os sistemas estaduais ao banco de dados da Receita Federal, tendo o CPF como única chave de consulta.
O perito-geral da Polícia Científica e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina, Giovani Eduardo Adriano, fala sobre o pioneirismo catarinense:
SONORA
Para quem já possui RG catarinense, o número antigo será impresso na parte interna. Como não há validade legal para o documento, os atuais continuam valendo.
Duração: 2 min 10 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com