Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Primeiro Encontro do Alto...

Primeiro Encontro do Alto Vale do Itajaí sobre altas habilidades/superdotação em Rio do Sul

  O Primeiro Encontro Regional Sobre Altas Habilidades/ Superdotação, aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Parque Norberto  Frahm, em Rio do Sul, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial, em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, e apoio da Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.

  O evento foi dirigido aos educadores do Alto Vale do Itajaí que lidam com alunos superdotados, dando informações técnicas a respeito da identificação e do atendimento adequados às necessidades educacionais especiais de pessoas com altas habilidades. Segundo o diretor de Pesquisa, Ensino e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, além de aspectos didáticos, debateu-se assuntos relacionados à educação especial, como por exemplo da desmistificação de crenças equivocadas acerca deste assunto, para que a sociedade possa valorizar e apoiar os talentos de nosso Estado, que calcula-se em 40 mil educandos com altas habilidades ou superdotados. A partir deste encontro  se aplicará instrumentos de avaliação para atender a este segmento. È evidente a necessidade urgente de se promover meios e instrumentos que identifiquem este público para implantar o atendimento educacional especializado, afirmou o diretor da FCEE.

 A gerente regional de Educação, professora Kátia Brasil, diz que a interação entre Gerencias de Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial, difunde as ações em prol dos superdotados, que estavam ignorados até então, e nosso Estado é  pioneiro nestas ações que buscam resgatar indivíduos com altas habilidades, os superdotados, com ganhos para eles próprios, suas famílias e a sociedade.

   Segundo a psicóloga Fernanda Haeser, presente ao evento por atuar na área de educação especial, a partir de agora a situação vai melhorar, pois nunca houve antes  uma capacitação regional para o ensino aos superdotados. Cita um caso em que contatou a NAAH/S e aplicou a escala teste que certificou que o educando em questão tem características de superdotação. Outro aluno superdotado, Brian Rodrigues Moreira, de 12 anos e freqüentador do 6º ano 1 da EEB Paulo Cordeiro, em Rio do Sul, acha que o ensino vai melhorar, como também a convivência com colegas de sala de aula e com a família, mais feliz em vê-lo melhor atendido na escola.  Por sua vez a diretora da EEB Paulo Cordeiro, professora Viviane Knihs, vê o encontro como uma etapa importante do trabalho junto ao segmento de superdotados. Na escola que dirige há 16 alunos de 10 a 13 anos de idade com altas habilidades, e, como outras diretoras presentes ao evento, vê como uma espécie de redenção, para alunos, seus familiares, e professores,  a FCEE, com a Secretaria de Estado da Educação, e outros agentes de governo, promover a educação pública para superdotados, pois é um passo importante para a sociedade e que trará benefícios para todos.

Informações adicionais: Homero Buzzi Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support