Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Primeiro Encontro do Alto...

Primeiro Encontro do Alto Vale do Itajaí sobre altas habilidades/superdotação em Rio do Sul

  O Primeiro Encontro Regional Sobre Altas Habilidades/ Superdotação, aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Parque Norberto  Frahm, em Rio do Sul, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial, em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, e apoio da Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.

  O evento foi dirigido aos educadores do Alto Vale do Itajaí que lidam com alunos superdotados, dando informações técnicas a respeito da identificação e do atendimento adequados às necessidades educacionais especiais de pessoas com altas habilidades. Segundo o diretor de Pesquisa, Ensino e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, além de aspectos didáticos, debateu-se assuntos relacionados à educação especial, como por exemplo da desmistificação de crenças equivocadas acerca deste assunto, para que a sociedade possa valorizar e apoiar os talentos de nosso Estado, que calcula-se em 40 mil educandos com altas habilidades ou superdotados. A partir deste encontro  se aplicará instrumentos de avaliação para atender a este segmento. È evidente a necessidade urgente de se promover meios e instrumentos que identifiquem este público para implantar o atendimento educacional especializado, afirmou o diretor da FCEE.

 A gerente regional de Educação, professora Kátia Brasil, diz que a interação entre Gerencias de Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial, difunde as ações em prol dos superdotados, que estavam ignorados até então, e nosso Estado é  pioneiro nestas ações que buscam resgatar indivíduos com altas habilidades, os superdotados, com ganhos para eles próprios, suas famílias e a sociedade.

   Segundo a psicóloga Fernanda Haeser, presente ao evento por atuar na área de educação especial, a partir de agora a situação vai melhorar, pois nunca houve antes  uma capacitação regional para o ensino aos superdotados. Cita um caso em que contatou a NAAH/S e aplicou a escala teste que certificou que o educando em questão tem características de superdotação. Outro aluno superdotado, Brian Rodrigues Moreira, de 12 anos e freqüentador do 6º ano 1 da EEB Paulo Cordeiro, em Rio do Sul, acha que o ensino vai melhorar, como também a convivência com colegas de sala de aula e com a família, mais feliz em vê-lo melhor atendido na escola.  Por sua vez a diretora da EEB Paulo Cordeiro, professora Viviane Knihs, vê o encontro como uma etapa importante do trabalho junto ao segmento de superdotados. Na escola que dirige há 16 alunos de 10 a 13 anos de idade com altas habilidades, e, como outras diretoras presentes ao evento, vê como uma espécie de redenção, para alunos, seus familiares, e professores,  a FCEE, com a Secretaria de Estado da Educação, e outros agentes de governo, promover a educação pública para superdotados, pois é um passo importante para a sociedade e que trará benefícios para todos.

Informações adicionais: Homero Buzzi Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946