Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Primeira rodada do ciclo...

Primeira rodada do ciclo de palestras debate educação e energia em Joinville

Começou nesta segunda, 18, a primeira rodada do ciclo de palestras estratégicas de Santa Catarina, em Joinville, sobre educação e energia. Haverá quatro encontros. Todas as regiões do Estado devem realizar seus debates. Depois de concluídos, um documento será elaborado com propostas para ações de governo.

Foto: Maria Augusta Gayoso/SDR Joinville

A secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville, Simone Schramm, anfitriã do debate, deu as boas-vindas ao público que lotou o auditório do Mercure Joinville Prinz Hotel. “Teremos a oportunidade de ouvirmos autoridades e estudiosos, questionarmos, debatermos e formarmos opinião para subsidiar a administração pública”, destacou. Lembrando o senador Luiz Henrique, Simone falou ainda da importância do debate com a participação de diferentes estudiosos. “O ciclo vai de encontro à descentralização da administração pública estadual, com a participação de autores da sociedade para definirmos o futuro e o rumo do desenvolvimento regional e estadual”, disse.   

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff, observou a relevância de se participar dos debates. “Cada pessoa poderá fazer sua parte e contribuir com a visão do Estado em médio e longo prazo. Não trataremos de ações imediatistas. Vamos estimular a sociedade a trazer informações para o Governo”, disse. 

primeiro dia ciclo palestras 20150518 1779058422

Para explanar sobre “Pacto pela Educação em Santa Catarina: Educação de Primeiro Mundo” foi convidado o membro do conselho estadual de educação e diretor de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Luiz Agnolin. Ao falar dos desafios da administração, afirmou ser o objetivo “colocar a educação em Santa Catarina no mesmo nível de outros grandes países”. O Governo trabalha com duas principais metas até 2020: ter 50% dos alunos estudando no ensino médio inovador e 30% dos alunos no ensino médio profissionalizante. Atualmente, na região Norte, há quatro escolas para o ensino médio inovador em construção.    

Na sequência, o presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert, palestrou sobre “Celesc, visão nacional e estadual da política energética”. Atualmente, a Celesc tem 150 mil quilômetros de rede pelo Estado. “Nós trabalhamos com geração, transmissão, distribuição e gás. Temos um portfólio bastante grande”, enfatizou Siewert. Em 2014, em média, as pessoas ficaram 18,2 horas sem energia elétrica. Em Santa Catarina, a média foi de 15,5 horas. Porém, o discurso é otimista. Segundo Siewert, “não vai ter racionamento”. 

Nos próximos encontros serão abordadas questões relacionadas à segurança e infraestrutura, em 1 de junho; e saúde e desenvolvimento regional, no dia 8 de junho. Encerra-se com palestra do Governador Raimundo Colombo e certificação em data a ser definida. 

Informações adicionais para a imprensa:
Mélani Marisa Schmidt
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: melani@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville