Primeira missão da Investe SC visita países da América Central
A primeira missão internacional da agência de atração de investimento Investe SC terminou nesta terça-feira, 15, com a visita à Câmara de Comércio Brasil-Nicarágua, em Managuá, capital nicaraguense. Entre os compromissos desta missão, a delegação de Santa Catarina também visitou a agência PRONicarágua e, no Panamá, participou da feira Expocomer e conheceu a agência Proinvex.
Reunião com a Câmara de Comércio Brasil–Nicarágua Foto: Iveste SC / Divulgação
>>> Imagens na galeria de fotos
A comitiva é formada pelos secretários Carlos Chiodini, do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Carlos Adauto Virmond, de Assuntos Internacionais; e pelo diretor de desenvolvimento institucional e industrial da Fiesc, Carlos Henrique Ramos Fonseca; além do corpo técnico.
“A visita da Investe SC chamou muito a atenção da Câmara de Comércio Brasil-Nicarágua”, relatou o secretário Virmond. Após a reunião, Virmond falou com a imprensa local sobre os potenciais de Santa Catarina. Segundo o secretário, há uma boas oportunidades para os catarinenses na Nicarágua.
“Há uma parceria entre o banco nicaraguense Lafise e o Banco do Brasil para a liberação de uma linha de crédito de 10 milhões de dólares para que os empreendedores da Nicarágua possam firmar acordos de importações com empresas do Brasil, especialmente para compra de maquinário”, explicou.
A Câmara de Comércio Brasil-Nicarágua demonstrou interesse em visitar Santa Catarina no segundo semestre, em parceria com a PRONicarágua, agência de atração de investimento nicaraguense. Nesta segunda-feira, a delegação catarinense visitou a agência, classificada pelo Banco Mundial como a mais eficiente do mundo. De acordo com o secretário Virmond, a PRONicarágua tem “autonomia e flexibilidade típicas da iniciativa privada, mesmo estando vinculada ao setor público”. A passagem pela Nicarágua teve ainda visitas à zona franca e à Embaixada do Brasil naquele país.
Panamá
A missão da Investe SC começou na quinta-feira, 10, com a participação na Expocomer, a maior feira multissetorial da América Central. A delegação catarinense apresentou os potenciais do Estado no Seminário Oportunidades e Negócios. Também foram organizadas reuniões com a agência de atração de investimentos panamenha, a Proinvex, e com a Câmara da Indústria, Comércio e Agricultura do Panamá.
Delegação da Investe SC participa da Expocomer, na Cidade do Panamá Foto: Investe SC / Divulgação
De acordo o secretário de Assuntos Internacionais, existem vantagens para os exportadores catarinenses se aproximarem do Panamá. Ao finalizar a produção – como processo de embalagens – em filiais instaladas no Panamá, os produtos ganham certificado de origem de panamenhos e passam a se beneficiar de acordos comerciais firmados pelo Panamá. “Os produtos de Santa Catarina conseguiriam chegar aos mercados dos EUA, Europa e da Ásia com as vantagens que a economia panamenha tem, tornando-os muito mais competitivos”, explica Virmond.
Com a intenção de apresentar estas vantagens para exportadores brasileiros, a Câmara da Indústria, Comércio e Agricultura do Panamá pretende realizar um evento no Brasil para apresentação de oportunidades de negócios mútuas Brasil-Panamá ainda neste ano. A equipe da Investe SC iniciou as conversas para que o evento seja organizado em Santa Catarina, no mês de outubro, com o apoio da Embaixada do Brasil no Panamá.
Ainda no Panamá, a missão conheceu o Porto de Manzanillo, Zona Livre de Cólon e o Canal do Panamá.
Lançada em novembro de 2015, a Investe SC – Agência de Atração de Investimentos é uma parceria entre Governo do Estado e Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Pelo Governo do Estado, parcipam as secretarias da Fazenda, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assuntos Internacionais, Comunicação e SC Par.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504