Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Primeira etapa de estaqueamento...

Primeira etapa de estaqueamento na ponte sobre o rio Congonhas encerra nesta semana

estaqueamento ponte de congonhas 20161125 1610912984

As estacas metálicas da obra de construção das cabeceiras da ponte sobre o Rio Congonhas, pelo lado de Tubarão foram todas cravadas nesta semana. O cravamento pelo lado de Jaguaruna iniciou nesta sexta-feira, 25, e terá continuidade na próxima semana.

“O trabalho está sendo feito dentro do cronograma e estamos confiantes de que a obra ficará pronta o mais breve possível, respeitando todas as condições de prazo que ela tem para ocorrer”, fala o secretário executivo da ADR de Tubarão, Nilton de Campos.

No início desta semana Nilton visitou a obra juntamente com o ex-secretário e vice-prefeito eleito de Tubarão, Caio Tokarski, que oportunidade puderam conferir de perto o trabalho de finalização do estaqueamento. “Nós nunca tivemos dúvida que acertamos na decisão de parar a obra para oferecer uma melhor segurança para todos que vão passar por aqui. Fico contente em ver que a obra está evoluindo e de forma rápida”, Caio Tokarski.

De acordo com o supervisor da obra, Alessandro Peres de Matos, ao todo são 34 estacas em ambos os lados que serão cravadas no chão, pelo lado de Tubarão as estacas tiveram um aprofundamento de 24 metros aproximadamente. Na próxima segunda-feira, 28, além do estaqueamento pelo lado de Jaguaruna, inicia a concretagem dos módulos pelo de Tubarão.

“Esta é uma grande obra, com grandes investimentos do Governo do Estado, agora acompanho o andamento dela, mas temos que valorizar o trabalho feito anteriormente pelo Caio Tokarski e também pelo deputado José Nei Ascari”, afrima Nilton.

A Ponte

A obra das cabeceiras da ponte foram orçadas em R$ 1.898.001,91 (Um milhão, oitocentos e noventa e oito mil, um real e noventa e um centavos), a empresa Engeton tem o prazo de 120 dias para concluir a obra. A ponte que fica localizada no bairro Congonhas, faz divisa com o município de Jaguaruna e foi demolida pelas prefeituras em Janeiro de 2014. Sem solução para resolver o problema da passagem dos veículos, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade da construção da ponte, sendo acordado na época, que as prefeituras iriam construir as cabeceiras. Em 19 de março de 2014 houve a descentralização dos recursos e a licitação. Em junho do mesmo ano foi entregue a ordem de serviço.

No fim da obra, em agosto de 2015, as prefeituras não tendo recursos para construir as cabeceiras, tentaram resolver mas a construção das cabeceiras por parte das prefeituras foi suspensa pela ADR de Tubarão. O Governo do Estado verificou então, que houve um erro no projeto, e não havia o complemento das cabeceiras. Mas uma vez o Governo assumiu a responsabilidade que era das prefeituras e em fevereiro deste ano o projeto complementar ficou pronto. 

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail:imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 8843-1702 / WhatsApp 8833-1471

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support