Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Primeira empresa do segmento...

Primeira empresa do segmento de frutas recebe Selo de Conformidade da Cidasc


Foto: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim 

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou nesta segunda-feira, 14, a solenidade de entrega do Certificado de Concessão para a empresa Perboni & Perboni Ltda. Especializada no processamento de maçã, ameixa e pera no estado, a marca conquistou o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), certificação que regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos em Santa Catarina. O evento ocorreu na sede da empresa, em São Joaquim.

Diversas autoridades participaram do evento, entre elas, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri; a secretária executiva da ADR de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani; o diretor administrativo da Perboni & Perboni, Cleber Andrade de Souza; o gerente de produção da Perboni & Perboni, Rosmar Kern; e o vice-prefeito de São Joaquim, Maurício Yamashiro.

joomplu:28191

O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, reforçou a importância da certificação para um mercado cada vez mais exigente. “Parabenizo a Perboni, que passa a ter um diferencial a mais e que, não tenho dúvidas, trará resultados muito positivos para a empresa. Também não posso deixar de registrar o trabalho desenvolvido pela nossa equipe da Cidasc”, enfatizou.

A secretária executiva da ADR, Solange Scortegagna Pagani, destacou o trabalho desenvolvido pela Cidasc e parabenizou a Perboni pela conquista. “Todo esse processo do Selo de Conformidade agrega ainda mais valor à nossa fruta, que já é reconhecida no Brasil”, afirmou.  

O diretor administrativo da Perboni & Perboni, Cleber Andrade de Souza, agradeceu a confiança da Cidasc e daqueles que acreditam na empresa. “A partir de agora, nossas caixas estarão levando para todo o país a bandeira de Santa Catarina e a marca da Cidasc, colocando na mesa do consumidor brasileiro uma maçã com qualidade e mais segurança”, ressaltou.

Em 2017, a unidade de São Joaquim da Perboni pretende processar 17 mil toneladas de maçã. Instalada no município há sete anos, possui aproximadamente cem colaboradores e conta com 80 produtores parceiros. Atende principalmente os mercados de Brasília, Goiânia, Recife, Fortaleza e Juazeiro.

A Perboni é a quarta empresa que recebe o selo neste ano, mas no segmento de frutas é a primeira a conquistá-lo. As empresas de São Joaquim Serra Frutas, Frutas de Ouro e Cooperserra já estão passando pelo processo para a obtenção da certificação.

Selo de Conformidade Cidasc

Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal  (Dicla) do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, o SCC presta suporte às indústrias que se dedicam à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.

De acordo com a gestora estadual da Dicla, Valdirene Régia Bizolo Sommer, o processo de adequação leva, em média, um ano. Por meio de visitas técnicas, os profissionais da Cidasc identificam irregularidades no processo de fabricação e atuam em conjunto com as indústrias para adequá-las às normas vigentes.

O selo precisa ser renovado de seis em seis meses, por meio da realização de uma nova auditoria na empresa que identificará oportunidades de melhoria na produção.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui

{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim}[text]{/article}