Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Previsão indica chuva intensa...

Previsão indica chuva intensa e temporais para Santa Catarina até sábado

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas até 4 de novembro

Entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina. Na quinta-feira, 2, a chuva intensa e os temporais dão início no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando gradualmente para as demais áreas. 

Na madrugada e manhã de sexta-feira, 3, a chuva fica mais intensa, são esperados acumulados de 100 mm a 130 mm no Grande Oeste e parte dos planaltos, de 50 mm a 100 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Já no Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, os acumulados variam de 50 mm a 80 mm. Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos. Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. 

Entre a sexta-feira, 3, e o sábado, 4, os ventos se intensificam em todo o estado, com rajadas entre 50 km/h e 80 km/h principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e litoral, podendo superar os 100 km/h na serra. No final de semana, o afastamento do ciclone extratropical provoca agitação marítima e traz risco para ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A direção das ondas predomina de quadrante sul, com altura média de 2,5 m a 3,5 m, com picos de até 4 m.

No final da tarde de sexta-feira, 3, um sistema de alta pressão atmosférica começa a avançar sobre o estado, deixando o tempo firme em Santa Catarina. Esta condição de estabilidade permanece até a metade da próxima semana.

Situação e Previsão Hidrológica

Com as chuvas registradas ao longo da madrugada e manhã de quinta , 2, os rios catarinenses elevaram seus níveis na maior parte do estado. A tendência é que esses níveis continuem subindo entre a quinta, 2, e sexta, 3, trazendo risco Muito Alto para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. 

Já nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul o risco segue Alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como riachos e ribeirões. Os níveis nas bacias hidrográficas dos rios Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó seguem em situação de alerta e emergência para inundações, com tendência de elevação ao longo do final de semana.

Figura 1: Bacias hidrográficas de Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Contato para imprensa:
Thuana Raimondi | Assessoria de Comunicação Defesa Civil de Santa Catarina
ascom@defesacivil.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support