Previsão é de que calor ultrapasse os 30ºC em SC, com risco temporal principalmente do Oeste ao Litoral Sul

Foto:James Tavares/Secom/Arquivo
Os catarinenses terão mais um dia de calor nesta quarta-feira, 27. As máximas podem superar os 30ºC, segundo previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e do clima. O dia será de sol entre nuvens. No período da tarde e noite, há aumento da nebulosidade e chance de pancadas de chuva em todas as regiões, com risco temporal e granizo localizado, principalmente do Oeste ao Litoral Sul. A condição ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria, com formação de intensas áreas de instabilidade associadas ao calor. O vento sopra de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Para a quinta-feira, 28, a previsão é de mais nuvens e condição de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, devido ao deslocamento da frente fria pelo Litoral de SC. Nas demais regiões, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de temporal localizado. Durante o dia a temperatura segue elevada, diminuindo à noite. O vento soprará de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Situação dos rios
A falta de chuva em Santa Catarina faz com que o nível dos rios monitorados pela Epagri/Ciram apresentem emergência, com nível extremamente baixo nos municípios de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, Taió, Timbó, São João Batista, São Martinho, Passos Maia, Joaçaba, Concórdia, Tangará e Camboriú. E estão em alerta os rios em Bocaína do Sul, Otacílio Costa, Canoinhas, Salete, São Martinho, Tubarão, São Carlos, Rio das Antas e Itapiranga.
“Tem uma chuva prevista pelo setor de meteorologia para sexta-feira, 29, pelo volume estimado, esperamos que amenize a situação de estiagem e o regime hídrico dos rios voltem ao normal”, explicou o Pesquisador de Hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda.
>>> Aviso hidrológico mostra situação dos rios que sofrem com a estiagem em SC
Economia de água
Também por conta da estiagem que atinge todas as regiões do Estado, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), solicita que a população economize água tratada.
A orientação é evitar lavar calçadas e carros com mangueiras ou manter a torneira aberta durante a lavagem de louças ou ao escovar os dentes. Desde maio que o volume de chuvas no Estado é considerado abaixo da média.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.
Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
>>> Acompanhe mais detalhes da previsão do tempo
A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook