Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Previsão de frio inspira...

Previsão de frio inspira cuidados com a saúde

A meteorologia prevê queda brusca da temperatura e frio intenso nos próximos dias em todo o território catarinense. De forma geral, as baixas temperaturas diminuem a imunidade das pessoas, afetando sobretudo as vias respiratórias e propiciando a disseminação de vírus e bactérias. Isso significa aumento dos casos de gripe, resfriados, pneumonias e até mesmo meningites.

Medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos, são de grande valia na prevenção destas doenças. Crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Fábio Gaudenzi de Faria, médico infectologista e Diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, explica que as recomendações para evitar as doenças relacionadas ao frio, que está previsto com muita intensidade para os próximos dias, são semelhantes àquelas já divulgadas por meio das orientações da envolvem a higiene respiratória e etiqueta da tosse.

“São atitudes fáceis e muito simples que as pessoas podem adotar para evitar a disseminação de vírus e bactérias causadoras de doenças respiratórias”, diz Gaudenzi, ao explicar que é importante que as pessoas lavem sempre as mãos com sabão em água corrente e, se estiverem com algum sintoma de gripe ou resfriado, evitem o contato com outras pessoas para brecar a transmissão. Além disso “é importante procurar o serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado”, recomenda o diretor da Vigilância Epidemiológica.

Até esta semana, foram registrados 1382 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Destes, 188 são casos de Influenza – 84 H1N1, 52 Influenza B e 49 pessoas com H3N2. Foram registradas 80 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dos casos de óbito, nove foram por Influenza A (H1N1).

Onda de ar polar chega a SC no domingo

No amanhecer de sexta-feira, 19, ainda pode ocorrer geada fraca nas áreas do Planalto Sul, mas o frio diminui no decorrer do dia. Na sexta-feira e no sábado as temperaturas estarão mais baixas durante o dia devido à cobertura de nuvens e a condição de chuva no estado.

Mas, a partir de domingo, 21, a temperatura despenca com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar. Há previsão de temperaturas negativas nas áreas altas do estado, variando entre -8°C a -10°C em Urupema, Urubici, São Joaquim, Painel e Bom Jardim da Serra. No litoral também há previsão de temperaturas baixas, entre 0°C a 3°C. Caso isso se confirme, o litoral estará registrando as temperaturas mais baixas dos últimos invernos.

Com as temperaturas baixas, a meteorologia adverte para a formação de geada forte e ampla, podendo ocorrer geada negra, acarretando prejuízos para a agricultura. Há também o risco de congelamento em alguns trechos da estrada do Rio do Rastro. Vale ressaltar que animais domésticos que vivem ao ar livre também necessitam de cuidados especiais.

Evite a transmissão da Influenza e outras doenças respiratórias:

– Higienize as mãos frequentemente;
– use lenço descartável para higienização nasal;
– cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir e depois higienize as mãos;
– evite tocar olhos, nariz e boca;
– não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– mantenha os ambientes bem ventilados;
– evite contato próximo com pessoas que tenham sintoma de gripe ou resfriado;
– evite ambientes fechados;
– tome bastante líquido e faça exercícios físicos.

Motoristas, moradores de rua e agricultores também devem ficar alertas. Nem os animais de estimação estão livres dos perigos do frio intenso. Para isso a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, passa algumas orientações para os próximos dias.

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 9113-6065
E-mail: anap@saude.sc.gov

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support