Presidente da FCEE assume vaga no Conselho Estadual de Educação

Foto: Divulgação/FCEE
O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) realizou nesta segunda-feira, 24, a cerimônia de posse da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, como conselheira suplente. A sessão plenária contou com a participação da conselheira e secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, além da presença da presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten.
A nomeação da presidente da FCEE para uma vaga no Conselho ocorreu em 30 de janeiro, por meio de ato assinado pelo governador Jorginho Mello, e é considerada uma decisão histórica, já que a FCEE nunca teve um representante oficial dentro do Conselho.
“Hoje é um dia histórico, esperamos muito por esse momento, e a partir de agora teremos uma pessoa com 29 anos de carreira na Educação Especial que vem para somar ao nosso trabalho e dar voz aos estudantes e profissionais da área”, destacou a conselheira Patrícia Lueders na mensagem de boas-vindas à presidente da FCEE.
Jeane destacou em seu discurso o olhar técnico do governador Jorginho Mello, “que faz história ao trazer a Educação Especial para o Conselho Estadual de Educação”, e também lembrou que está ali representando mais de 2 mil servidores, 244 instituições de educação especial, que atendem 30 mil educandos, e os mais de 32 mil estudantes em processo de inclusão nas escolas estaduais.
“O grande sonho da Educação Especial é não precisarmos mais de leis específicas, mas termos políticas educacionais elaboradas já prevendo a inclusão para todos”, afirmou a presidente da FCEE.
O presidente do CEE-SC, professor Osvaldir Ramos, encerrou a cerimônia destacando a grande expectativa com a chegada da nova conselheira, para a qual já delegou algumas funções, como a coordenação da Frente da Educação Especial no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonsed) e do Grupo de Trabalho da Neurodivergência do CEE-SC, além de integrar as Comissões de Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino, de Educação Profissional, de Educação Básica e de Legislação e Normas.
colas estaduais, e também promovendo cursos e capacitações para profissionais de todo o estado.