Presidente da Fapesc recebe título de doutor honoris causa da Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concedeu nesta quarta-feira, 26, o título de doutor honoris causa ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, que também comanda o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A honraria foi entregue na sessão solene do Conselho Universitário no Museu da Escola Catarinense, da Udesc, no Centro de Florianópolis.
A entrega do título foi prestigiada por autoridades como o diplomata Ademar Seabra da Cruz Júnior, assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ecônomico Sustentável, Carlos Chiodini, o deputado estadual Gabriel Ribeiro, a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Schneider, além dos conselheiros do Conselho e de membros da comunidade acadêmica da Udesc, representantes da Comunidade Europeia, Itamaraty, e representantes de entidades e órgãos federais e estaduais.
O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, destacou o trabalho de Gargioni e explicou que doutor honoris causa significa “doutor por causa da sua honra”. “A aprovação unânime da concessão do título se deu pela contribuição do professor Gargioni ao desenvolvimento científico de Santa Catarina e do Brasil e pelo benefício da sua atuação às causas da Udesc”, disse o reitor.
Sousa ressaltou a importância de Gargioni para a universidade com a viabilização do Projeto PAP Externo. A primeira edição do projeto, de 2013, selecionou 98 grupos de pesquisa da Udesc, que puderam utilizar os recursos até dezembro do ano passado. O depósito dos valores foi feito diretamente nas contas bancárias dos líderes dos grupos, agilizando assim os estudos.
“Antes os recursos precisavam ser gastos por meio de processos licitatórios, o que causava atrasos e inviabilizava pesquisas. Por anos, os pesquisadores da Udesc lutaram para agilizar esses procedimentos. Foi uma atitude corajosa diante da complexidade política. Por isso, este conselho compreende e reconhece a importância do professor Gargioni para a Udesc”, completou Sousa.
Quinta personalidade que recebe o título
Foto: Divulgação / Udesc
Gargioni foi a quinta personalidade a receber o título de doutor honoris causa da Udesc. Os homenageados anteriores foram: o ex-governador do Estado Antônio Carlos Konder Reis, em 1994; o professor Aziz Nacib Ab’Saber, em 2008; e os professores Gui Bonsiepe e Nelson Back, em 2012.
“O título torna-se ainda maior quando concedido por uma universidade de destaque nacional como a Udesc. Sinto-me no dever de dividir esse título com todos aqueles que me ajudaram a construir minha história. Tenho seis irmãos, quatro deles se formaram pela Udesc e um deles é vice-presidente da Avianca”, disse Gargioni.
O presidente da Fapesc falou da importância do desenvolvimento científico para o Brasil. “Acredito na substancial produção científica, que pode ser transformada em novas oportunidades econômicas e de bem-estar social”.
Sobre o homenageado
Sergio Luiz Gargioni é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez graduação, e tem Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Illinois, dos Estados Unidos, e MBA Executivo em Administração de Negócios pelo Instituto IMD Lausanne, da Suíça.
Deu aulas também na Universidade de Brasília (UnB) no período em que foi superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura e secretário de Órgãos Colegiados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e secretário-executivo do Conselho Nacional de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Conduzindo a Fapesc e o Confap pela segunda vez, Gargioni integra o Comitê Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Deliberativo do CNPq e o Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Também preside o Conselho de Administração do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Cidasc) e é membro dos conselhos das seguintes instituições: Sapiens Parque; Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Fundação Escola de Governo (ENA); Serviço Social da Indústria (Sesi) de SC; e Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom).
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Rodrigo Brüning Schmitt e Thiago Augusto
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143