Preparação para Workshop Regional de Desenvolvimento é iniciada na ADR de Laguna
A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna recebeu nesta terça-feira, 13, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento para alinhamento de ações do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais de Santa Catarina – Crescendo Juntos.
Em pauta estiveram a análise de diagnósticos e instrumentos de gestão do Governo do Estado, como as ações previstas no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) entre outros. Segundo o secretário executivo, Luiz Felipe Remor, esta análise de dados será o subsídio para construção de uma identidade regional com apoio da SPG.
Participaram do encontro os gerentes de ações finalísticas: Saúde, Educação, Infraestrutura, Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas e Planejamento Regional e Apoio as Políticas Públicas. Nos próximos dias o secretário executivo começa a visitar municípios e entidades, com objetivo da ampla participação da região na construção de propostas para o crescimento regional.
A nova etapa do cronograma será a elaboração de uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, que respeite as vocações da região, contando a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada. A construção de uma Agenda Preliminar de Desenvolvimento acontecerá durante a realização do Workshop Regional de Desenvolvimento, no mês de outubro.
O Crescendo Juntos conta com a parceria o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) e Banco do Brasil.
Na última semana o programa foi a presentado as universidades da UFSC e UDESC, a ideia é que por meio da cooperação técnica com as mesmas possa se aprofundar o conhecimento das regiões catarinenses.
Sobre o Programa:
O Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais foi lançado em maio, e tem como desafio dinamizar a economia e os baixos indicadores de desenvolvimento em 12 regiões de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado busca coordenar ações para promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado.
Um estudo estabeleceu prioridades de atuação para as regiões, classificadas em três categorias: mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas, pertencentes às Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Juntas, elas abrangem 84 municípios, cerca de 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16% da população do Estado, e PIB de R$ 18,3 bilhões, o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}