Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Prêmio Fritz Müller: IMA...

Prêmio Fritz Müller: IMA entrega troféus aos vencedores de 2022

Projetos de 10 empresas e instituições, divididos em 12 categorias, receberam o Prêmio Fritz Müller de 2022 na noite desta terça-feira, 29. A cerimônia desta 23ª edição reuniu mais de 100 convidados, autoridades e premiados na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

A premiação é o maior reconhecimento ambiental do estado, concedido por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina a iniciativas que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável.

Em seu discurso de abertura, o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, enalteceu os investimentos realizados por esta gestão no Instituto, que deixaram o órgão mais moderno, ágil e eficiente. Destacou ainda que a maior missão do IMA é garantir a preservação dos recursos naturais de Santa Catarina, principalmente por meio do licenciamento ambiental, a fiscalização e gestão das Unidades de Conservação.

“É dever do Estado cuidar desse patrimônio natural, nossas 10 Unidades de Conservação, mas precisamos também do comprometimento de toda a comunidade na preservação do meio ambiente. Estive recentemente na COP27, no Egito, e ouvi diversas vezes o alerta ambiental mundial de que a janela está se fechando. Portanto, cada atitude da população, cada projeto ambiental, tem impacto e é importante. Por isso, quero parabenizar todos os vencedores deste prêmio, pois não é fácil gerar desenvolvimento, emprego, renda, pagar impostos, sem dilapidar os recursos naturais. Os senhores estão de parabéns”, finalizou.

O evento também reverenciou uma personalidade destaque com o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza, prestou uma homenagem especial ao governador Carlos Moisés de reconhecimento aos investimentos do Governo do Estado no IMA, e entregou a menção honrosa a uma personalidade atuante na área de educação ambiental.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do IMA no YouTube.

Foto: Antonio Carlos Mafalda / Especial / Secom

Conheça os vencedores e as categorias:

Agricultura Sustentável: a vencedora foi a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – com o projeto: “Melhoramento genético da macieira: tecnologias para o desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável da fruticultura brasileira (Melhora Maçã)”.

Conservação de Insumos de Produção (água): a Portobello foi a vencedora com o projeto: “Embaixadores do meio ambiente Portobello”.

Conservação de Insumos de Produção (energia): a Schulz Compressores foi a vencedora com o projeto: “Avaliação de ciclo de vida de produtos”.

Controle da Poluição: a Aurora Coop foi a vencedora com o projeto: “Ecotruck: veículos elétricos como fonte alternativa de energia e controle de poluição na Aurora Coop”.

Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre: a RPPN Catarinense foi a vencedora com o projeto: “Apoio à elaboração de planos de manejo para RPPNs em Santa Catarina”.

Educação Ambiental: a vencedora foi a Escola da Fazenda com o projeto: “Sala Verde”.

Gestão Ambiental: a Whirlpool foi a vencedora com o projeto: “Gestão Ambiental”
Projetos Socioambientais: a Core Case foi a vencedora com o projeto: “We Nature”.

Reciclagem: a BMW do Brasil venceu com o projeto: “Segunda vida para baterias de veículos elétricos”.

Recuperação de Áreas Degradadas: a Epagri foi a vencedora com o projeto: “Revitalização do Rio Água Verde em Canoinhas”.

Turismo Ecológico e Sustentável: venceu a Epagri com o projeto: “Caminho da Mata Atlântica”.

O Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza foi concedido ao professor Francisco Antonio da Silva Filho. Com atuação marcante na área ambiental, o biólogo, natural de Florianópolis, mestre em botânica, está entre as 10 pessoas que mais coletaram plantas na Ilha de Santa Catarina e com uma ampla atuação na área da ciência.

A Menção Honrosa foi concedida pelo IMA à educadora Lúcia Margarida Currlin Japp, pelo seu trabalho na área de educação ambiental e pela defesa do meio ambiente.

Sobre o Prêmio

O nome da premiação é uma homenagem ao importante naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos e completou em 2022 o seu bicentenário de nascimento.

Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

Em mais de 40 anos de história, o prêmio já foi entregue a mais de 400 empreendimentos e personalidades na área ambiental. Nesta edição, concorreram 88 projetos de empresas públicas e privadas de todo o estado.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support