Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Prefeitura de Florianópolis indefere...

Prefeitura de Florianópolis indefere pedido de doação de terreno no Bairro Abraão, em Florianópolis, para Udesc

 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) não obteve o deferimento da Prefeitura de Florianópolis para o pedido de doação de um terreno municipal de aproximadamente dez mil metros quadrados no Bairro Abraão, que está localizado entre o mar e a marginal da Via Expressa e seria usado para expandir as instalações do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid)

A prefeitura informou sua decisão à universidade recentemente e os detalhes dessa decisão foram apresentados pela equipe da Direção-Geral da Udesc Cefid à comunidade acadêmica na última sexta-feira, 5, quando ocorreu a primeira reunião administrativa do centro neste ano, com as presenças de diretores, chefes de setores e coordenadores.

“Já temos outras possibilidades de expansão na região e vamos trabalhar com elas”, antecipa o diretor-geral da Udesc Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza.

Parecer contrário do Ipuf

Para indeferir o pedido de doação à Udesc, a prefeitura se fundamentou no parecer contrário do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), o qual destacou inicialmente que a área solicitada também está sendo analisada para a implantação do Parque do Abraão.

Além disso, o órgão apontou os seguintes conflitos no local: projetos de ampliação do posto de saúde e da Creche Dona Cota; ocupações irregulares; restrições ambientais; zoneamentos inadequados para os objetivos da universidade; e questões legais relacionadas à área de marinha.

“Salienta-se ainda que a área objeto de estudo está localizada em região de grande densidade populacional, carente de espaços verdes livres e de lazer, configurando-se como área de relevância para o atendimento desta demanda”, afirmou a equipe técnica do Ipuf responsável pelo parecer.

Proposta com prédio e complexo esportivo

A proposta da universidade para o Bairro Abraão previa a construção de um prédio de 18 mil metros quadrados, distribuídos em seis pavimentos, com laboratórios e salas de aula e de administração; e de um complexo esportivo, com ginásio, quadras poliesportivas, piscinas, academia, laboratórios, salas e campo atlético oficial.

A ampliação atenderia novas demandas das comunidades da universidade e da área continental da Capital e traria um impacto positivo aos moradores do Bairro Abraão, que poderiam participar de programas e projetos de esporte, saúde e lazer da Udesc Cefid.

A Udesc Cefid fica em um terreno de 11,5 mil metros quadrados no Bairro Coqueiros, onde já atingiu seu limite de expansão física. Uma alteração do zoneamento do local, permitindo aumentar a área construída, chegou a ser aprovada pela Câmara Municipal de Florianópolis em 2012, mas o novo Plano Diretor da Capital voltou a impor restrições à ampliação do centro.

Ausência de lei prejudica outras obras na Capital

Desde outubro de 2015, a Udesc aguarda a aprovação de um projeto de lei municipal que prevê a mudança de um artigo do novo Plano Diretor de Florianópolis para garantir o início de 59 obras na cidade que foram aprovadas pela prefeitura durante a vigência da versão anterior do plano.

Esse projeto, que daria um ano de validade para as licenças concedidas com base na legislação da época, possibiltaria a construção dos novos prédios dos centros de Artes (Ceart) e de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) no Bairro Itacorubi.

“A Reitoria da Udesc fez tratativas com o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Rosa. O projeto de lei até hoje não foi aprovado e a universidade não consegue mais agenda com a prefeitura”, diz o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

“O secretário falou para mim que, se a lei não fosse aprovada até o fim de novembro, ele a aprovaria por ofício”, acrescenta. Depois dessa ocasião, o reitor conversou em duas solenidades com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, que se comprometeu a resolver a questão.

“Enquanto isso, em outras cidades, a Udesc recebe terrenos e tem os projetos aprovados com agilidade, como em Balneário CamboriúPinhalzinho e Joinville“, destaca Sousa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support