Prefeitos firmam o compromisso com o projeto Gestão Municipal para a Nova Economia
Para estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio do aumento da capacidade de investimento e gestão, sete cidades catarinenses assinaram, nesta terça-feira, 22, em Florianópolis, o termo de adesão para o projeto Gestão Municipal para a Nova Economia. “Nosso papel é fazer com que este conjunto de forças, entre prefeituras e empresas, possa proporcionar com que os municípios tenham um grande avanço. Por falta de instrumentos e conhecimento, muitas vezes, as falsas verdades viram as prioridades dos municípios”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, idealizador do projeto.
Araquari, Garuva, Gravatal, Itajaí, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e São Francisco do Sul são os integrantes do programa, que tem duração prevista de doze meses, e é coordenado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Segundo o diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe D’Ávila, entre os objetivos a serem alcançados estão o fortalecimento da liderança na gestão, a modernização da máquina pública, o alinhamento estratégico de questões críticas, além da disseminação da cultura de planejamento, determinando metas, com foco em resultados. “Meta não é para assustar, é uma bússola que indica a direção em que estamos indo”, exemplificou.
Nesta primeira reunião de trabalho, foi apresentado o cronograma que será aplicado pelos consultores a partir desta semana. As ações ocorrerão entre outubro deste ano até setembro de 2014. Estão previstas capacitações dos gestores e secretários municipais em tópicos sobre liderança, negociação, comunicação, desenvolvimento econômico e gestão de projetos, bem como treinamento para situações de crise, desenvolvimento de um plano econômico estratégico e criação de um modelo de governança, que inclua a redução de despesas e incremento de receitas.
Para estas ações, o programa conta com empresas que financiam os trabalhos. s primeiras empresas a patrocinar a iniciativa são BMW, Ciser, Terlogs, Tractebel, Santander, Litoral Soluções de Exportação, Sky, Flexicotton, Associação Comercial de Jaraguá do Sul (Acijs). “Temos a participação do Governo do Estado, da iniciativa privada e das prefeituras, todos trabalhando juntos e cobrando mutuamente para que os resultados sejam gerados”, reforçou a secretária adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo.
“Queremos agradecer e abraçar esta oportunidade. É com a inovação, pautada nas boas experiências, que atingiremos os melhores resultados”, salientou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Para o prefeito em exercício de Araquari, Clenilton Pereira, a responsabilidade para o município é grande, pois os resultados deste projeto-piloto poderão ser aplicados em outras cidades. “O recurso será colocado, mas o retorno será exigido”, ressaltou a diretora de relações governamentais da BMW, Gleide Souza.
Participaram ainda da reunião os prefeitos de Garuva, José Chaves; de Gravatal, Jorge Nesi; de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen; de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Vidal; a secretária de Desenvolvimento de São Francisco do Sul, Luciane Fachini; a presidente da Acijs, Monika Conrads; além de representantes das empresas apoiadoras.
Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br