Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Prefeitos da Regional de...

Prefeitos da Regional de Seara aderem campanha “Drogas, não dá mais pra aceitar”

prefeitos aderem campanha contra as drogas 20151023 1081906379

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Seara, nesta sexta-feira, 23, os prefeitos da Regional de Seara vestiram a camiseta da campanha de combate ao consumo de drogas: “Drogas, não dá mais pra aceitar”.

 

O problema

A droga ultrapassou o limite de ser um problema de saúde pública ou de polícia. Hoje, ela atinge diretamente o dia a dia do cidadão e está adoecendo a sociedade de maneira geral. Há o auto abandono causado pelo crack, as patologias decorrentes do uso de entorpecentes em pessoas com predisposição, o esfacelamento do núcleo familiar, o aumento da violência doméstica e nas ruas, entre tantos outras consequências.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada 10 casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Isso impacta diretamente a população. Em outros setores, não é diferente. Entre a população carcerária, por exemplo, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

Nos índices de homicídio, 65% das vítimas e/ou autores possuem antecedentes criminais e em quase a totalidade desses casos o histórico tem a ver com o tráfico ou uso de drogas. Estima-se que entre 60% e 70% de todas as ocorrências de homicídios tenham correlação direta (tráfico) ou indireta (desavença) com situações envolvendo drogas.

Na foto: a prefeita de Seara, Laci Grigolo (E), o prefeito de Xavantina, Mauro Junes Poletto, o prefeito de Arabutã, Jackson Patzlaff, a prefeita de Arvoredo, Janete Paravisi Bianchin, o prefeito de Paial, Aldair Rigo, a secretária regional, Gládis Regina Bizolo dos Santos, o prefeito de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parizotto, o vice-prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, e o conselheiro e ex-prefeito de Itá, Egílio Paludo (D).

{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support