Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Prefeitos da região Sul...

Prefeitos da região Sul participam de eleição do colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas

Os representantes dos municípios da mesorregião de Criciúma estarão reunidos nesta quinta-feira, 3/10, a partir das 14h no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma para definir o colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas. O colegiado gestor regional será responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.

“Os gestores municipais serão nossos parceiros nessa importante ação. A próxima etapa será programar as estratégias e definir as prioridades nas oficinas regionais”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

O encontro com os prefeitos precede a Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da mesorregião de Criciúma, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro. A oficina de Criciúma será a quinta das sete oficinas regionais previstas para esse ano para definir as prioridades de cada região para a elaboração do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. Os encontros já ocorreram em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Chapecó e São Miguel do Oeste. As demais oficinas estão previstas para os municípios de Lages e Joaçaba. A expectativa é de reunir 700 profissionais por encontro, com público estimado total de 4,9 mil profissionais.

Como iniciou – A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Participam do colegiado gestor estadual: a Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Alesc; as Secretarias de Estado da: Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST); Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança Pública; Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen); Casa Civil; Cruz Azul; Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Federação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Prefeitura de Florianópolis; Centro Cultural Escrava Anastácia; e Instituto Padre Vilson Groh.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Serviço: Mesorregião de Criciúma
O quê? Eleição do colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas da mesorregião de Criciúma.
Quando? 3 de outubro, a partir das 14h.
Onde? Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, localizada na rodovia SC – 443 km 01 nº 670, Bairro: Próspera.
Municípios participantes: Balneário Rincão, Cocai do Sul,Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul, Turvo, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Tubarão, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Laguna, Paulo Lopes, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}