Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Prefeitos da região Oeste...

Prefeitos da região Oeste participam de eleição do colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas

Os representantes dos municípios das mesorregiões de São Miguel do Oeste e Chapecó estarão reunidos essa semana para definir o colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas. O encontro de São Miguel do Oeste está marcado para quarta-feira, 4, a partir das 14h, no salão nobre da prefeitura. E a reunião de Chapecó será realizada na quinta-feira, 5, a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O colegiado gestor regional será responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.

“Os gestores municipais serão nossos parceiros nessa importante ação. A próxima etapa será programar as estratégias e definir as prioridades nas oficinas regionais”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

O encontro com os prefeitos precede as Oficinas de Mobilização Intersetoriais de Políticas Públicas sobre Drogas. A oficina da mesorregião de São Miguel do Oeste será nos dias 16 e 17 de setembro, e a da mesorregião de Chapecó será realizada nos dias 19 e 20 de setembro. 

Estão previstas para este ano, sete oficinas regionais para definir as prioridades de cada região para a elaboração do Plano. Os encontros já ocorreram em Florianópolis e Jaraguá do Sul. Além de Chapecó e São Miguel do Oeste, as demais oficinas estão previstas para os municípios de Lages, Joaçaba e Criciúma. A expectativa é de reunir 700 profissionais por encontro, com público estimado total de 4,9 mil profissionais.

Como iniciou 

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é Possível Vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Participam do colegiado gestor estadual: a Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Alesc; as Secretarias de Estado da: Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST); Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança Pública; Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen); Casa Civil; Cruz Azul; Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Federação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Prefeitura de Florianópolis; Centro Cultural Escrava Anastácia; e Instituto Padre Vilson Groh.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Serviço:

Mesorregião de São Miguel do Oeste

O quê: Eleição do colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas da mesorregião de São Miguel do Oeste.

Quando: 4 de setembro a partir das 14h.

Onde: Salão nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste, localizado na Rua Marcílio Dias no: 1199, centro.

Municípios participantes: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso, São Miguel d’Oeste, Iporã do Oeste, Itapiranga, Santa Helena, São João do Oeste, Tunápolis, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, Águas de Chapecó, Caibi, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Palmitos, Riqueza, São Carlos, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa, São José do Cedro, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino, São Lourenço d’Oeste, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste.

Mesorregião de Chapecó

O quê: Eleição do colegiado gestor de políticas públicas sobre drogas da mesorregião de Chapecó.

Quando: 5 de setembro a partir das 9h.

Onde: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR), localizado na Rua Nereu Ramos, 31 E ( 4o e 5o andares).

Municípios participantes: Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê, Xaxim, Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seára, Xavantina, Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castello Branco.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
E-mail:  ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support