Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Portos de Santa Catarina...

Portos de Santa Catarina registram 6,8% de crescimento na movimentação de cargas no primeiro semestre

Foto: Eduardo Valente / Secom

Desempenho é o melhor do Sul e superior à média nacional

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina teve um crescimento de 6,87% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. A alta catarinense é superior à média nacional que foi de 6,38% e a maior entre os estados do Sul, PR (6,11%), SP (0,35%) e RS (2,61%). Segundo os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), passaram pelos portos do estado, 29,3 milhões de toneladas, o que representa 4,77% do total nacional.

“Santa Catarina tem uma logística como poucos estados. E agora, com os investimentos públicos e a prioridade que o governo vem dando ao setor, temos tudo para seguir batendo recordes”, disse o governador Jorginho Mello.

“São dados importantes e que só revelam que os portos administrados pelo Estado e pela iniciativa privada seguem performando positivamente, fruto de um melhor planejamento de gestão”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

As linhas de longo curso movimentaram 21,2 milhões de toneladas, sendo 42,2% de importações e 57,8% exportações. A China é o principal destino e a principal origem das cargas.

:: Leia também: Jorginho Mello confere as melhorias realizadas neste ano no Porto de São Francisco

Outro destaque dos portos de Santa Catarina é a movimentação de contêineres, que representa 21,7% do país, e com 1,2 milhão de TEUs, registrou um crescimento de 3,12% em relação ao primeiro semestre de 2022.

No balanço do primeiro semestre, o estado também manteve dois portos entre as maiores movimentações de contêineres do Brasil, com a Portonave em segundo lugar com 666.611 TEUs e o Porto Itapoá, em quarto lugar, com 499.407 TEUs.

Entre os portos de Santa Catarina, São Francisco do Sul lidera o desempenho com 7,5 milhões de toneladas. Portonave vem em segundo lugar com 7,4 milhões, Itapoá em terceiro com 5,2 milhões, Imbituba em quarto com 3,7 milhões e Itajaí em quinto com 185 mil toneladas.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support