Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Portos de Santa Catarina...

Portos de Santa Catarina são destaque em feira de logística

O modelo de gestão dos portos catarinenses é referência nacional pela sua eficiência e competitividade.
Esse foi o mote principal do painel “O complexo portuário catarinense e seu papel na dinâmica do comércio internacional”, realizado em Joinville, nesta quarta-feira, 23, durante a Feira de Logística e Transporte Multimodal de Cargas (Logistique).

Participaram do evento o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, e o presidente do Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

“O atual modelo de gestão dos portos delegados a Santa Catarina está dando muito certo, graças à parceria público-privada, onde o Estado é responsável pela infraestrutura e fiscalização, enquanto as operações portuárias são feitas por arrendatários e empresas privadas”, disse Beto Martins. Isso tem ajudado, segundo ele, no crescimento recorde na movimentação de cargas dos portos catarinenses no primeiro semestre do ano: 6,9%, acima da média nacional que foi 6,4%.

Cleverton Vieira falou sobre os recentes investimentos feitos em São Francisco do Sul, como o novo acesso rodoviário e a revitalização da linha férrea interna. “Essas melhorias foram fundamentais para alavancar o aumento de 21% na movimentação de cargas nos 6 meses deste ano, com relação a 2022”, afirmou.

Ele disse que o processo de dragagem e aprofundamento do canal da Baía da Babitonga está avançando e que, a partir da concessão da licença ambiental pelo Ibama, o próximo passo será buscar recursos para a execução da obra.

Já Braga Martins falou sobre a revitalização e modernização do Cais 3 do Porto de Imbituba, que vai ampliar a capacidade operacional do berço, com investimentos próprios de R$ 95 milhões.
“Conseguimos reduzir o prazo da obra de 24 para 20 meses”, disse.
E acrescentou: “Os portos catarinenses tem um diferencial, que ao invés de concorrer entre si, se complementam, principalmente, em função de suas peculiaridades”.

Beto Martins lembrou, no final do painel, que Santa Catarina é o único Estado que tem uma secretaria específica para tratar da logística dos modais marítimo, ferroviário e aeroviário. “Isso mostra que nosso setor ganhou, graças à iniciativa do governador Jorginho Mello, um protagonismo inédito, para continuar crescendo em qualidade e eficiência”.

Também participou do painel o diretor da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, que falou sobre os avanços e desafios no Porto de Navegantes.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support