Porto de São Francisco é responsável por 7% dos fertilizantes importados pelo Brasil
O Porto de São Francisco do Sul cumpre um papel crucial na importação brasileira de fertilizantes.
Nos primeiros nove meses deste ano, o complexo portuário do Norte catarinense já recebeu 1,9 milhão de toneladas do adubo, o que representa 7% do total importado pelo país nesse período (28,5 milhões de toneladas).
O produto, que é utilizado para melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura, tem como principal provedor a Rússia (23%), seguido pelo Canadá (15%), China (10%), Estados Unidos (7%) e Marrocos (7%). O restante dos fertilizantes é originário de países do Oriente Médio, como Omã, Arábia Saudita e Irã.
Desde janeiro, o Porto recebeu 69 navios com fertilizantes, que levaram entre dois e cinco dias para descarregar, em média, 27,5 mil toneladas do produto cada um.
O gerente de Operações, Clayton Cipriano, destaca que o número significativo de embarcações é devido à agilidade que o Porto oferece:
SONORA
O processo de desembarque das cargas também foi acelerado a partir de julho, quando o Porto abriu um novo acesso, que aumentou a capacidade de movimentação de caminhões no Porto, de 500 para 1,5 mil veículos por dia. O novo gate agilizou em torno de 30% a descarga dos navios de fertilizantes.
Repórter: Kenia Casagrande