Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Portos, Aeroportos e Ferrovias
  4. /
  5. Porto de São Francisco...

Porto de São Francisco chega ao pódio nacional na movimentação de produtos siderúrgicos

Foto: Divulgação PSFS

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou o ranking dos portos que mais movimentam produtos siderúrgicos no Brasil. O Porto de São Francisco do Sul ficou na terceira posição, com 3,6 milhões de toneladas movimentadas em 2023, ficando atrás do Terminal Marítimo de Tubarão (ES), com 6,7 milhões, e do Terminal Thyssenkrupp (RJ), 3,8 milhões de toneladas.

Do total movimentado pelo terminal do Norte catarinense, quase 2 milhões de toneladas referem-se ao aço proveniente do Espírito Santo, que desembarca no arrendatário Tesc, dentro do Porto, e que abastece principalmente a empresa Arcelor Mittal. O restante dos produtos siderúrgicos, 1,6 milhão de toneladas, é importado da China e distribuído na região Sul do país.

Liderança entre os portos públicos

O Anuário da Antaq também aponta a liderança absoluta de São Francisco no embarque e desembarque de aço, entre os 32 portos públicos do país. O terminal foi responsável por 60% dos produtos siderúrgicos movimentados por esses portos organizados, que juntos alcançaram 6,1 milhões de toneladas no ano passado.

Atrás de São Francisco, encontra-se o Porto de Itaguaí (1 milhão de toneladas), e em terceiro, o terminal do Rio de Janeiro (517 mil toneladas).

“Em 2023, o Porto de São Francisco teve um aumento de 11% no desembarque destes produtos siderúrgicos, com relação a 2022, quando foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Ele explica que no ano passado, a movimentação total de mercadorias no Porto cresceu 33%, com 16,8 milhões de toneladas, o que representou o recorde histórico. Já entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que obteve o maior aumento na movimentação de cargas. E entre todos os 32 terminais públicos, alcançou o segundo maior percentual de crescimento.

Em 2023, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%, seguido pela Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).

“No ano passado, São Francisco também alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil, subindo duas posições com relação a 2022, quando se encontrava em 9º lugar”, disse Vieira, acrescentando que a Antaq confirmou que São Francisco tornou-se o maior porto de Santa Catarina em movimentação de cargas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá.

Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton – Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support