Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Porto de São Francisco...

Porto de São Francisco chega ao pódio nacional na movimentação de produtos siderúrgicos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou o ranking dos portos que mais movimentam produtos siderúrgicos no Brasil.

O Porto de São Francisco do Sul chegou à terceira posição, com 3,6 milhões de toneladas movimentadas em 2023, ficando atrás do Terminal Marítimo de Tubarão (ES), com 6,7 milhões, e do Terminal Thyssenkrupp (RJ), 3,8 milhões de toneladas.

Do total movimentado pelo terminal do Norte catarinense, quase 2 milhões de toneladas, segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, que destaca os números e o crescimento das atividades portuárias:

SONORA

O Anuário da Antaq também aponta a liderança absoluta de São Francisco no embarque e desembarque de aço, entre os 32 portos públicos do país.

No ano passado, a movimentação total de mercadorias no Porto cresceu 33%, com 16,8 milhões de toneladas, o que representou o recorde histórico.

Já entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que obteve o maior aumento na movimentação de cargas. E entre todos os 32 terminais públicos, alcançou o segundo maior percentual de crescimento.

Em 2023, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%, seguido pela Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).

No ano passado, São Francisco alcançou ainda o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil, subindo duas posições com relação a 2022, quando se encontrava em 9º lugar”, disse Vieira, acrescentando que a Antaq confirmou que São Francisco tornou-se o maior porto de Santa Catarina em movimentação de cargas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support