Porto de Laguna ganha monitoramento de maré em tempo real

Laguna, no Sul catarinense, conta com um importante porto pesqueiro de SC (Foto: Divulgação / Epagri)
O Porto de Laguna, no Sul catarinense, conta agora com um marégrafo de última geração, capaz de monitorar e registrar o nível do mar a cada cinco minutos, com precisão de dois milímetros. A instalação e operação do equipamento são resultados de uma parceria entre a SCPar e a Epagri, visando melhor atender os usuários deste importante porto pesqueiro de SC. Os dados podem ser acessados gratuitamente por qualquer interessado, no site Litoral Online, da Epagri/Ciram, onde são publicados em tempo real.
O Porto de Laguna é de especial importância para o desembarque da pesca industrial e artesanal, numa região de poucas opções seguras para esse tipo de embarcação, trazendo movimentação econômica para o município e o Estado. A altura da maré é uma informação básica para todas as operações de navegação, permitindo programar e realizar operações portuárias com mais eficiência e segurança.
Ventos fortes alteram maré prevista
“O monitoramento das marés em tempo real aumenta de importância na medida em que a tábua de marés, recurso tradicionalmente usado na navegação, não caracteriza as variações decorrentes das condições meteorológicas dominantes no momento das operações”, esclarece Matias Boll, pesquisador da Epagri/Ciram que atua no monitoramento costeiro. “Essas variações chegam a alterar a altura da maré prevista em até 100% no Litoral Sul de Santa Catarina nos períodos de fortes ventos de Nordeste ou Sul, por exemplo”, detalha.

A história da colonização e desenvolvimento do Sul catarinense está intimamente ligada ao Porto de Laguna, que fica próximo a rotas estratégicas de navegação, tanto marítimas quanto interiores. “Além de apoiar a navegação, dados de maré são importantes para o desenvolvimento de pesquisas e a geração de conhecimento, visando a preservação ambiental e o uso planejado deste importante ecossistema lagunar”, finaliza Matias.
Informações e entrevistas
Matias Boll, pesquisador da Epagri: (48) 3665-5174
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596