Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Porto de Imbituba fecha...

Porto de Imbituba fecha melhor 1º semestre de sua história

A soma de 3,7 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a julho garantiu ao Porto de Imbituba recorde histórico de movimentação para o primeiro semestre. O desempenho do complexo portuário também apresentou crescimento de 6,4% na tonelagem total se comparado ao realizado no mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,5 milhões de toneladas de mercadorias.

No período, foram atendidos 145 navios (+4,3%), principalmente de produtos para exportação. O volume de cargas enviadas ao exterior cresceu 33,7% e representou 52,1% da tonelagem total transportada via Porto de Imbituba este ano. No sentido inverso, as operações de importação garantiram 35,6% da tonelagem total, com queda de 17,8% se comparado a jan-jun/2022. Já a cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 12,3% da movimentação do Porto e obteve alta de 5,5% em relação ao ano passado.

“É gratificante constatar que o trabalho que está sendo desenvolvido pela direção do Porto e por essa gestão do Governo do Estado, orientada pelo governador Jorginho Mello e com protagonismo para a atividade portuária, e a confiança da iniciativa privada, estão rendendo bons frutos e ótimas perspectivas de crescimento futuro”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Os granéis sólidos permanecem na liderança absoluta dos segmentos de cargas atendidas, com 83,1% do total movimentado e alta de 12,9%. Mantendo praticamente a mesma tonelagem efetivada de jan-jun/2022, a operação de contêineres vem em seguida, com 11,3% da totalidade do que passou por Imbituba, em termos de toneladas. A carga geral apresentou a maior retração (-38,9%) dentre os perfis atendidos, conseguindo 5,3% da movimentação total, seguida do granel líquido, com a fatia de 0,3% e queda de 12,2% em relação ao realizado no 1º semestre de 2022.

O recorde de Imbituba vinha se confirmando ao longo do ano, após realizar os melhores meses de fevereiro, março, abril e maio, com o maior resultado mensal de todos os tempos conquistado em abril (767,8 mil toneladas). As principais cargas transportadas de janeiro a junho foram o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal e milho. Seguem a lista, os fertilizantes, hulha betuminosa, trigo, toras de madeira, malte/cevada, dentre outros produtos.

“Um dos fatores responsáveis por esse incremento na movimentação foi o aumento nas operações de granéis agrícolas”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins. “Entre chegadas e partidas de cargas ao exterior, foram mais de 940 milhões de dólares em operações, o que gera a circulação de riquezas, renda e empregos. Essa tendência de crescimento deve continuar no segundo semestre, encerrando o ano com novo recorde operacional e grandes avanços em infraestrutura para o Porto, com as obras de ampliação do Cais 2 e recuperação e reforço do Cais 3”, complementa Braga.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Géssica Silva | gessica.silva@portodeimbituba.com.br | (48) 98482-4737

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support