Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Porto de Imbituba  comemora...

Porto de Imbituba  comemora nova linha de longo curso que passará a operar semanalmente

O Porto de Imbituba em parceria com a operadora portuária e logística Santos Brasil e o armador francês CMA CGM,  comemoram uma excelente notícia. A partir deste 27 de fevereiro, a Autoridade Portuária passará a recepcionar semanalmente a linha de longo curso da Brazil Express (BRAZEX), que fará escalas no terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, o Tecon Imbituba. O navio que inaugura a nova linha é o Hans Schulte.

A rota original liga EUA, Caribe e América Latina e com a alteração passará pelos portos de Veracruz (México), Houston e Nova Orleans (Estados Unidos), Kingston (Jamaica), Cartagena (Colômbia), Santos, Paranaguá e Imbituba no Brasil. A periodicidade será semanal, totalizando 52 escalas por ano no Porto de Imbituba.

“Hoje demos um passo muito importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC e que se utilizam deste modal”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

“Além dos resultados operacionais positivos que o Porto vem desempenhando ao longo dos anos, esta conquista visa a ampliação da capacidade de atendimento à demanda do mercado e um registro importante na história do Porto de Imbituba”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

O Tecon Imbituba, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço movimente aproximadamente 80 mil TEUs por ano (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esse novo marco, Imbituba torna-se uma importante alternativa logística para o comércio exterior, em especial da região Sul e também de toda SC.

De acordo com Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da Companhia no porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal.

Investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta farão parte do aparato de ações para que o novo serviço faça parte da rotina. A atuação do terminal será com dois portêineres, 11 reach stackers e 20 caminhões para serviços internos. Para maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres os gates terão OCR (optical character recognition) e aproximadamente 20 coletores de dados que darão maior posicionamento de pátio dos contêineres.

Essa conquista gera desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina, em especial para a Região Sul Catarinense, que abriga o Porto de Imbituba.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support