Portaria do MS habilita 10 hospitais do estado a realizarem cirurgias de reconstrução mamária
Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 12, habilitou dez hospitais em Santa Catarina a realizarem procedimentos de reconstrução mamária.
A meta estabelecida para o estado prevê a realização de 710 cirurgias nos próximos dois anos. O valor a ser repassado, via Fundo Nacional de Saúde, será de R$ 4,1 milhões.
As cirurgias plásticas de reconstrução mamária autorizadas deverão ser realizadas somente em mulheres que tiveram a retirada total da mama decorrente de tratamento de câncer.
A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto explica que toda mulher que, em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas amputadas ou mutiladas, tem direito a essa cirurgia gratuitamente pelo SUS.
O ideal é que a cirurgia de reconstrução ocorra no mesmo ato cirúrgico. Porém, algumas mulheres não conseguem realizar o procedimento e vão para a fila de espera.
A portaria 553 habilitou os hospitais em caráter excepcional e temporário. A duração da habilitação será limitada ao prazo máximo de 24 meses, contados a partir da data da sua publicação.
Os hospitais habilitados estão em Blumenau – Chapecó – Criciúma – Florianópolis – Itajaí – Joaçaba – Lages – Porto União, Rio do Sul e São Bento do Sul.
Repórter: Kenia Casagrande