Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. NOTA: Agência Reguladora esclarece...

NOTA: Agência Reguladora esclarece cor turva na água da Grande Florianópolis

A ouvidoria da Agesan tem recebido questionamentos sobre a falta de água, e também a respeito da cor e da turbidez da água.

Nossa equipe técnica tem monitorado o sistema de captação da água bruta em Pilões e Cubatão, e constatamos que realmente o fator das chuvas nos rios tem feito a água chegar mais turva. Como essa turbidez tem vindo acima da média, os filtros não estão suprindo a demanda. Por quê?

Como a chuva traz muito sedimento para  o rio, e por não ser tão preservadas as encostas do rio, sem mata ciliar ao redor, gera mais resíduos na água. Para fazer a retirada desses resíduos é preciso diminuir o volume de água para filtragem adequada. Nesse processo, são colocados coagulantes na água que faz com que esses resíduos de juntem e passem pelo filtro. Quanto mais coagulante, mais o filtro vai saturar e com isso irá diminuir a capacidade e eficiência do tratamento. O que ocorre é que se tem feito a desinfecção da água, num processo mais rápido na filtragem. Ocasionando que a água chegue à cor amarelada, mas não imprópria para consumo.  

A Agesan já aplicou à CASAN um termo de notificação, em que a concessionária tem 15 dias para apresentar uma justificativa e uma solução para o problema. Sabemos também, que a obra do Flocodecantador no Morro dos Quadros, prevista pra ficar pronta em dezembro de 2015, será um fator benéfico para que esses problemas não ocorram mais, já terá um aumento de 50% do volume tratado e irá melhorar a qualidade.  

Mais informações:
Diretor de Regulação e Fiscalização Silvio César dos Santos Rosa: (48) 9983-6549

Informações adicionais para a imprensa:
Karin Walli
ASCOM Agesan
karinwalli@agesan.sc.gov.br
48 3665-4350