Por que o topo de um radar meteorológico parece uma bola?
Foto: Eduardo Valente / Secom
A cobertura redonda de um radar meteorológico se chama radomo. É uma cobertura aerodinâmica que protege a antena do radar. Na prática, o radomo deverá ser capaz de resistir a velocidade de ventos contínuos de até 200 km/h. Além disso, deverá trabalhar em situações cuja temperatura externa esteja na faixa de -25º C a 60º C. Nesta segunda-feira, foi inaugurado em Joinville o Radar Norte, que garantirá uma melhor cobertura dos alertas da Defesa Civil de Santa Catarina para todas as cidades da região.
Governo de SC inaugura Radar Meteorológico do Litoral Norte
De acordo com Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, “o radomo ajuda a proteger a antena contra danos causados pelo vento, granizo e chuva. A estrutura é projetada para ser transparente às frequências usadas pelo sistema, permitindo que o radar observe e forneça dados mais precisos sobre os objetos detectados.”
O ambiente interno do radomo também é climatizado de forma a assegurar as condições ideais de temperatura e umidade para garantir o pleno funcionamento dos módulos e submódulos do conjunto antena e demais partes do radar. O radomo será capaz de trabalhar em valores de umidade de 5 até 95% e deve resistir a ocorrência de granizo com diâmetros de até 10 mm caindo a uma velocidade de até 18m/s.