Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Por causa das chuvas...

Por causa das chuvas de julho, 22 municípios tiveram decretos homologados pelo Estado

Até esta quinta-feira, 6, a Defesa Civil de Santa Catarina contabilizou 22 municípios que tiveram os decretos homologados pelo Governo do Estado. Destes, dois estão em Estado de Calamidade Pública e já foram reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. O restante decretou Situação de Emergência, durante as chuvas de meados de julho deste ano.

Além dos que já tiveram homologação, dois municípios já estão em tramitação para homologação por terem alcançado índices. São eles, Ouro e Passos Maia. Também serão encaminhados pela Defesa Civil para homologação, Ipumirim e Seara, que apresentaram todos os documentos que comprovam os danos.

Durante as chuvas de julho, 63 municípios de Santa Catarina, todos no Oeste, foram duramente castigados pelas águas. Conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, os municípios devem finalizar agora os planos de trabalho para reconstrução. “Até agora só entregamos seis planos de trabalho em Brasília e precisamos desse material para requerer auxílio”, garantiu Hobus.

A previsão é que na próxima semana outros planos sejam encaminhados ao Ministério da Integração na busca de parceria. Durante a visita do ministro, Gilberto Occhi, ao Oeste, logo após o evento, foi garantido que o governo federal será parceiro na reconstrução de pontes e casas. O ministro salientou que a parceria com o Estado para beneficiar os municípios poderá ser amparados nos projetos kits de transposição de obstáculos e casas modulares, como as que estão em fase de instalação em Xanxerê e Ponte Serrada.

O secretário Milton Hobus lembrou que já estão catalogadas 74 pontes destruídas durante a passagem do evento. “Precisamos saber qual a necessidade para estabelecer com o Ministério da Integração qual será nossa participação e qual será a parceria da União, por isso é importante que os municípios entreguem os levantamentos”, pontuou.

Durante o encontro com o governador Raimundo Colombo nesta quinta-feira, 6, os prefeitos do Oeste ouviram de Colombo e dos secretários de Estado da Agricultura e Defesa Civil o que está sendo feito após a enchente, como busca por recursos a juro zero para as empresas, cascalho para vias de interior dos municípios e todo tipo de apoio da Defesa Civil com os coordenadores regionais na elaboração dos Planos de Trabalho de Reconstrução.

Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br