Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. População de Arvoredo, no...

População de Arvoredo, no Oeste, começa a retornar para casa

Os moradores de Arvoredo, no Oeste, que foram levados para a casa de familiares por medida de segurança, devido ao rompimento da Central Geradora Hidrelétrica, começaram a retornar para as suas residências na manhã deste sábado, 28.

A Defesa Civil municipal informou que o Rio Irani passou dos seis metros.No entanto, hoje pela manhã, o nível do rio estava em pouco mais de cinco metros.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Hélio Márcio, as águas alcançaram a medida de 80 centímetros ao se aproximar do perímetro urbano.  

“O terreno acidentado no percurso, as quatros Pequenas Centrais Hidrelétricas da região, e o trecho sinuoso contribuíram para que o volume não fosse tão expressivo. A própria presença do Estado, em Arvoredo deu mais tranquilidade para nós e para população”, frisou.

Para Márcio, a ação imediata das forças de segurança que se concentram no município devido à ocorrência, considerado atípica pelo secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, possibilitou a remoção de 23 famílias e evacuação de 27 estabelecimentos comerciais.

“Embora o cenário das chuvas seja preocupante, a Defesa Civil do município segue em Estado de Atenção”, disse Márcio.

Entenda o caso:

Arvoredo, na região Oeste de Santa Catarina, fica a 56 quilômetros de Ponte Serrada, onde aconteceu o rompimento da Central de Geração de Hidrelétrica – CGE. Trata-se de uma região isolada e a onda de cheia passou por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo.

Informações adicionais para a imprensa
Elisabety Borghelotti 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support