Ponte Hercílio Luz recebe grua no vão central para iniciar a substituição de peças
A quarta e última grua do vão central da Ponte Hercílio Luz já está sendo instalada nesta segunda-feira, 25, e será responsável, também, pela substituição de peças da estrutura. Outras torres de sustentação, próximas às cabeceiras da ponte, estão sendo preparadas para o início dos trabalhos de reparo e troca de peças. Duas delas, uma na parte continental e outra da Ilha, vão receber as outra duas gruas do total de seis. Todo esse processo faz parte dos trabalhos de restauração do cartão postal de Florianópolis.
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
“Estamos reforçando essas torres, conforme o projeto, porque elas vão receber as duas últimas gruas, responsáveis pela substituição das peças no vão sobre o mar. Nas outras torres será feito uma análise detalhada, troca de algumas peças, jateamento, pintura e reforço nas fundações”, explicou o o engenheiro fiscal da obra de reabilitação e reforma da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy.
O engenheiro detalhou ainda que a expectativa é que na primeira semana de agosto comecem os trabalhos de troca das peças. “Começamos com a troca das longarinas e transversinas da parte central da ponte, aquela sobre o mar. Esse material deve chegar até o final do mês de julho e será pré-montado no canteiro, para depois serem conectadas no local em substituição das peças velhas”, destacou Wenceslau.
Após essa etapa, vem a instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga e suspensão do vão central, com o objetivo de iniciar os trabalhos de reforço da estrutura da ponte. Em seguida serão realizadas a montagem das novas barras de olhal, montagem de novo pavimento e desmontagem da estrutura provisória. O prazo para conclusão da restauração é segundo semestre de 2018.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail:rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC