Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Páscoa: Santa Catarina tem...

Páscoa: Santa Catarina tem o maior ovo decorado do mundo com Pomerode novamente no Guinness World Records

Ovo gigante em Pomerode
  • Com 16,72 metros de altura, atração faz parte de uma das maiores programações da Páscoa da América Latina e que segue até 9 de abril
  • Pomerode agora tem dois recordes mundiais reconhecidos pelo Guinness World Records

Pomerode (SC) tem novamente o maior ovo decorado do mundo. O recorde foi conquistado neste sábado (18) durante a 15ª Osterfest e confirmado pelo Guinness World Records. A estrutura tem 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro e é uma das atrações de uma das maiores festas de Páscoa da América Latina, que segue até 9 de abril.

Este é o segundo recorde mundial do evento. O primeiro, conquistado em 2017, é o de maior árvore de casquinhas naturais do mundo. A Osterbaum, como é chamada na região de colonização alemã, tem mais de 110 mil casquinhas de ovos naturais.

Sarah Casson, árbitra internacional do Guinness World Records, organização que mapeia recordes mundiais, acompanhou a medição oficial.

A Osterfest acontece das 10h às 20h, de quinta a domingo, até o dia 9 de abril. A programação inclui oficinas para as crianças, feiras de artesanato, doces e produtos locais, atrações culturais e praça de alimentação.

A Osterfest tem uma série de atrações turísticas para quem escolher um programa diferente pro Carnaval, como a banda alemã da foto
A Osterfest tem uma série de atrações turísticas para quem escolher um programa diferente pro Carnaval

Ovo homenageia pintura em porcelanas e região da Pomerânia

Não é apenas pelo tamanho que o ovo chama a atenção. Criada pela artista plástica especializada em pintura em porcelanas, Joana Wachholz, a obra traz motivos da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região de Pomerode.

Desde os seis anos de idade, Joana estuda pintura em porcelanas. Depois do primeiro contato com a técnica na escola, ela incorporou a técnica na sua rotina. É uma das poucas representantes de pintura manual em peças de porcelana que seguem atuando. “Para mim, essa obra tem duplo significado: homenageia tanto a cultura de um dos povos que veio da Pomerânia para colonizar a região onde eu nasci, quanto a pintura em porcelanas, que faz parte da minha história e das lembranças de tantas pessoas”, diz Joana.

Ovo gigante foi reconhecido pelo Guinness como o maior do mundo

Para transpor a arte criada por Joana para a estrutura com mais de 16 metros, uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira trabalhou por cerca de quatro meses.

A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento tem o patrocínio de Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier, Komprão, Oxford, Weiku, Mueller, Ipel e Unifique. A programação tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.


SERVIÇO – 15ª Osterfest

Data: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023, de quinta-feira a domingo
Horário: 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 5,00
Mais informações: www.visitepomerode.com.br

Avatar
Escrito por:

Thiago Santaella | Secom

Assessor de comunicação na Secom-SC | Contato: thiago.santaella@secom.sc.gov.br e (48)3665-3045

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support