Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde anuncia Política Estadual...

Saúde anuncia Política Estadual de Antídotos

A Secretaria da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, 14, a Política de Antídotos do Estado de Santa Catarina. O anúncio ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 30 anos do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT), no Hospital Universitário, em Florianópolis.

Foto: Paulo Goeth/Saúde

A Política de Antídotos é um documento que estabelece quais antídotos devem ser usados para que o paciente tenha o tratamento adequado, no tempo correto. Um segundo passo será a capacitação dos profissionais que fazem o atendimento à população. Isso ocorrerá nos próximos meses. Desde o ano passado, a proposta vinha sendo discutida por uma comissão composta por representantes do CIT/SC, das Redes de Urgência e Emergência, da Vigilância Epidemiológica, da Assistência Farmacêutica e coordenadores técnicos do SAMU.

Para a Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Marlene Bonow Oliveira, o momento é oportuno, pois coincide com as atividades do Plano Gestor da Saúde para Urgências e Emergências. “Nosso propósito é atender os catarinenses no lugar e tempo certos para que recebam o cuidado adequado”, afirma Marlene.

O secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, reforçou a importância de parcerias e ações integradas para o sucesso da Política de Antídotos. “A integração entre Estado, Universidade e municípios é o caminho fundamental para todo o sistema”, completou. Casagrande enalteceu o serviço prestado pelo CIT e incentivou a divulgação do Centro que será intensificada a partir da implantação da política.

Casos de intoxicação
O CIT é considerado referência em Toxicologia Clínica no Estado e registrou aproximadamente 175 mil atendimentos desde o início das atividades. Os casos mais comuns são de intoxicações por medicamentos, agrotóxicos, produtos veterinários, raticidas, produtos químicos industriais e de uso domiciliar, drogas de abuso, plantas tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos. Em funcionamento desde 1984, o CIT/SC completa 30 anos na data que também lembra o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, instituído pela Lei 13.175, de 29 de Novembro de 2004.

A equipe do CIT é formada por 16 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, biólogos e médicos veterinários, além de 34 estagiários e dois colaboradores. O atendimento é feito principalmente por telefone, através do número 0800 643 5252, em regime de plantão 24 horas. O serviço é oferecido gratuitamente aos profissionais da saúde em caráter de urgência, em casos de intoxicações e envenenamentos. Além disso, o Centro presta informações em caráter preventivo e educativo à população em geral.

O CIT também atua na identificação de animais peçonhentos, assessora órgãos públicos em assuntos relacionados a intoxicações, além de realizar campanhas em prol do uso correto de substâncias potencialmente tóxicas e da prevenção de acidentes.

Localizado junto ao Hospital Universitário, o CIT/SC é um serviço público vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Osvaldo Cruz.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br