Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícias e Consegs se...

Polícias e Consegs se unem no projeto Vizinho Alerta para diminuir crimes contra o patrimônio

Com um diagnóstico feito pelas polícias, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Sombrio elaborou o projeto “Vizinho Alerta”, cujo objetivo é auxiliar na redução dos crimes contra o patrimônio, especialmente os furtos a residências, por meio de uma ação articulada entre polícias e sociedade; incluindo quais ações adotar diante uma suspeita de cometimento de um crime. O projeto foi apresentado no bairro São Francisco, em Sombrio, localidade que sediará o piloto da ação.

As ações do “Vizinho Alerta” compõem a criação de um cadastro único dos cidadãos participantes, contendo telefone, endereço e automóveis habituais na residência, uma triangulação entre vizinhos com as informações recíprocas, a colocação de um adesivo indicativo do projeto com o número do cadastro único, a orientação policial de quais detalhes adotar quando há a suspeita do cometimento de um crime e números telefônicos das polícias para o atendimento da ocorrência.

Entre as dicas dadas pela polícia de como agir, está observar e anotar as placas, cores, modelos e demais características dos veículos utilizados, tais quais cor de rodas, adesivos, falhas, etc. Também foi orientado que, após os primeiros atendimentos realizados pela Polícia Militar, a vítima deve ir à delegacia de Polícia Civil da Comarca de Sombrio para o registro da ocorrência com o repasse de todas as informações colhidas.

Um passo importante da parceria repassado no projeto “Vizinho Alerta” é: uma vez percebendo uma atividade estranha na casa do vizinho, deve-se entrar em contato com os vizinhos, para dar ciência do que está a presenciar, de modo a constatar ou não tratar-se de uma movimentação suspeita. Constatada a atividade suspeita, é preciso entrar em contato com os órgãos de segurança, através do telefone da Polícia Militar 190 para averiguação do endereço devendo informar o número do cadastro único onde ocorre a situação suspeita. 

O delegado Regional de Araranguá, Ari José Soto Riva, estava presente e convocou policiais civis de todo Vale do Araranguá, além dos Consegs, para conhecerem o projeto e, assim, buscar a implantação do “Vizinho Alerta” em toda a região.

O presidente do Conseg de Sombrio, Diego Leote, explicou que o trabalho faz com que a sociedade se una às polícias através de ações articuladas e inteligência, informação e programação, quando ocorrerem situações que levam ao entendimento da prática de algum crime em seus respectivos endereços.

Durante a reunião, foram recrutados voluntários para ajudar como monitores de rua. Na sequência, será entregue um kit contendo a ficha cadastral, um imã com as informações dos vizinhos e números a acionar, um guia de comportamento, um apito e o adesivo da residência, tudo sem custos ao morador.

Informações adicionais para a imprensa
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br.
Fone: (4
8) 3664-2313 / 99175-2336
Site: www.policiacivil.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support