Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Policiais militares de Lages...

Policiais militares de Lages conhecem táticas internacionais de resgates em confrontos

pmtreinamento 20160722 1493198388

Os policiais militares da Serra Catarinense estão ainda mais preparados para combater o crime com eficiência e voltar para casa com segurança. Além de alguns que foram convocados para servir à Força Nacional em várias partes do país, inclusive na Olimpíada do Rio de Janeiro, outros acabam de participar de um curso que beneficia diretamente as suas vidas.

 

Durante três dias, policiais do 6º Batalhão e da 5ª Companhia Aérea (helicóptero Águia 4) participaram em Lages do treinamento “Suporte básico de vida tático policial”, coordenado pelo major Iagã Cota, da 2ª Companhia Aérea, de Joinville.

Com experiência em ações semelhantes em diversos lugares do Brasil, Estados Unidos e Europa, inclusive como instrutor, o oficial ensinou aos colegas serranos as mais avançadas doutrinas policiais e das Forças Armadas adotadas mundo afora.

pmtreinamento 20160722 1043620121O objetivo do treinamento, que encerrou nesta sexta-feira, dia 22 de julho, e já está inserido no curso de formação da Polícia Militar de Santa Catarina, é orientar os profissionais sobre como atender feridos durante confrontos armados em andamento e onde não é possível o resgate tradicional.

“Nas áreas de risco para onde não se pode enviar o socorro, o atendimento emergencial é fundamental. O policial precisa retirar o colega ferido e levá-lo a um lugar seguro sem ser vítima da mesma situação”, diz o major Iagã Cota.

Para isso, cada policial carrega em seu fardamento kits individuais de primeiros socorros para contenção de hemorragias causadas por tiros, facadas, explosões e outros atentados ou incidentes que possam vir a acontecer.

“Estatísticas indicam que 88% dos ferimentos com risco de morte nos policiais são causados nas extremidades do corpo, como pernas e braços, que são áreas onde podem acontecer hemorragias. Por isso a importância de controlar o sangramento o mais rapidamente possível”, completa o instrutor.


Treinamento contou com simulações de confrontos e até armas com munições reais

pmtreinamento 20160722 1024650190Durante o curso, realizado em um estande de tiro de Lages, os policiais simularam ocorrências em que precisavam resgatar vítimas durante confronto armado com criminosos utilizando viaturas e até armamento com munição real.

Choque de realidade para controle do aspecto emocional, cenários diferentes, disparos de armas em situações de ferimento e estudos de casos entraram na pauta das aulas, que vão aperfeiçoar o trabalho dos policiais e deixá-los mais protegidos em seu cotidiano profissional.

“No caso da 5ª Companhia Aérea, essas táticas são muito importantes porque o helicóptero Águia 4 é a primeira unidade de apoio a chegar em uma área de confronto terrestre. Além disso, os tripulantes têm um treinamento mais avançado em saúde, e a atuação deles pode fazer a grande diferença na hora de salvar uma vida”, conclui o major Iagã Cota.

Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Gerência de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 / (49) 8839-1727
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrlages

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support