Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Policiais civis se formam...

Policiais civis se formam na Pós-Graduação em Gestão em Segurança Pública e Inteligência Criminal

Nesta quinta-feira, 30, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou a cerimônia de formatura de 115 operadores da Segurança Pública em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão em Segurança Pública e Inteligência Criminal. Destes, 47 são policiais civis. A solenidade foi realizada no Teatro Pedro Ivo Campos, na capital catarinense.

Os cursos de pós-graduação são resultado de convênios firmados com a SSP e Secretaria Nacional de Segurança pública (Senasp), no valor de R$ 4,11 milhões. Com os recursos disponibilizados pela Senasp foram realizados dois cursos presenciais de pós-graduação, com a participação de 281 operadores da segurança pública, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Joinville. Em Florianópolis aconteceu a formatura de 115 alunos, o que corresponde a três turmas.

Segundo o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba, atualmente não há fronteiras para o conhecimento, diante de um mundo em constante mutação, onde não há espaço para reflexões limitadas, exige sinergia, novos conhecimentos e experiências, que construam pessoas capazes de pensar e agir como protagonistas do desenvolvimento social. “Já há 200 processos com viés educacional (cursos, estágios, treinamentos, etc) em que a SSP está envolvida”, disse Grubba.

Grubba apontou mais pontos positivos advindos destas pós- graduações. De acordo com o secretário, possibilita uma convivência mútua entre diversas pessoas dos órgãos da SSP, gerando não apenas aprendizado, mas fortalecendo o espírito de corpo, que fica latente em toda a vida profissional. 

A execução cursos de pós-graduação ficou sob a responsabilidade da Diretoria de Formação e Capacitação Profissional (DIFC) em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale de Itajaí,  que fez todo o planejamento pedagógico e ministrou as aulas.

Além dos cursos, também foram feitos investimentos em bibliotecas, mobiliários, computadores, laboratórios de informática e salas de aula nas academias dos órgãos de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP).  

Entre as autoridades presentes estavam o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba; o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Marcos de Oliveira; o Promotor de Justiça, Onofre Agostini – representando o Ministério Público –;o Reitor da UNIDAVI, Célio Simão Martignago; e o Diretor da DIFC, Claudio Gomes.

Simulador Virtual de Tiro

Durante a cerimônia, também foi feita a entrega do Simulador Virtual de Tiro (SVT) viabilizado por convênio entre a SSP e Senasp. Montado em um caminhão, o avançado equipamento, inédito em todo o mundo, utiliza a tecnologia de Sistema Virtual de Tiro e faz parte do Projeto Escola Itinerante para capacitação na disciplina de tiro policial. Será utilizado para a formação de policiais civis e militares e treinamento de legítima defesa, técnicas e táticas policiais, sobrevivência e direitos humanos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support