Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Polícia Militar prepara operação...

Polícia Militar prepara operação nos pequenos municípios da SDR de Chapecó

chapeco - seguranca 20141113 1186152812

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, Coronel Júlio César da Fonseca, reuniu os prefeitos dos pequenos municípios da área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó para falar das ações de segurança programadas até o fim do ano. A reunião foi realizada nessa quinta-feira, 13, no gabinete do secretário Américo do Nascimento Jr. com os representantes de Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Nova Erechim, Águas Frias, Nova Itaberaba, Coronel Freitas e Cordilheira Alta. O diretor-geral da SDR, Gilberto Ari Tomasi, também participou.

 

“Atendendo uma solicitação do comando geral do Estado, vamos reforçar os agrupamentos nos municípios menores desenvolvendo ações disciplinares e abordagens, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, garantindo a presença da Polícia Militar em operações pré-definidas, principalmente nos horários e situações mais críticas de cada município”, destacou o coronel.

A programação e o planejamento da operação já foram estabelecidos, mas por questão de sigilo operacional não serão divulgados. As ações vão ocorrer, geralmente, em turnos de quatro horas em datas e períodos variados até o dia 19 de dezembro.

Outra questão abordada pelo comandante do 2º BPM é que todos os municípios devem ser atendidos pela chamada de emergência por meio do número 190. “Só em Chapecó, por exemplo, atendemos em média 800 a 900 ligações por dia. Nos finais de semana esse número sobe para até 1.400 ligações”, disse.

Os prefeitos também relataram as situações de cada município, sendo que o tráfico e consumo de drogas, hoje, é a principal ameaça à segurança dos moradores. “Uma ação como esta, que vise melhorar a segurança nos municípios, trazendo mais conforto para a população, é muito relevante. O fato de ter a Polícia Militar mais próxima dos cidadãos em cada cidade, vai fazer com que os moradores se sintam mais seguros”, concluiu o secretário Américo.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}