Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Militar intensifica ações...

Polícia Militar intensifica ações de combate à Dengue

Fotos: PMSC/Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem por missão constitucional a preservação da ordem pública, atuando de forma preventiva em todos os aspectos que possam ocasionar um sentimento de intranquilidade, inclusive no campo da saúde pública. Dentro desta atribuição, a corporação tem realizado uma ação preventiva de combate ao mosquito Aedes aegypti no Estado.

No período de 31 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, ocorreram 3.084 notificações de dengue em Santa Catarina. Desses, 2.052 foram considerados casos prováveis e, 1.032 foram descartados. Na comparação com o mesmo período do ano 2023, observa-se um aumento de 105,2% no número de casos prováveis.

Desta forma, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); Superintendência de Vigilância em Saúde; Diretoria de Vigilância Epidemiológica; e Gerência de Zoonoses, acidentes por animais peçonhentos e doenças transmitidas por vetores, a Polícia Militar tem intensificado os trabalhos para identificar criadouros do mosquito e dar suporte ao trabalho dos agentes de saúde.

A fiscalização sanitária tem ocorrido em estabelecimentos comerciais, parques, praças, residências e locais de risco. Além da fiscalização, há recolhimento de materiais para eliminar possíveis focos de proliferação de mosquito e panfletagem educativa. Todas as ações são acompanhadas pelos militares.

Neste sentido, a PMSC reforça que a melhor estratégia para evitar a Dengue e outras arboviroses também transmitidas pelo Aedes aegypti (Zika e Chikungunya) é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, que vem a ser qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Além dos trabalhos operacionais, atendendo às diretrizes do Comando-Geral da corporação, todas as unidades militares estão sendo submetidas a inspeções semanais em suas instalações físicas. O objetivo é prevenir a existência de possíveis focos que possam comprometer a integridade e eficiência das unidades, reforçando o compromisso da corporação com a segurança e bem-estar de seus membros.

Essas iniciativas são executadas com o acompanhamento e engajamento ativo do efetivo da Polícia Militar, reforçando o compromisso da corporação em preservar não apenas a Ordem Pública, mas também a saúde e o bem-estar da comunidade catarinense.

:: Acompanhe no vídeo, a fala do subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado sobre o trabalho de combate à dengue:

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC - Cel/Whatsapp (48) 99125-0927

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support