Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Polícia Militar formará 90...

Polícia Militar formará 90 soldados na região de Itajaí

Os batalhões de Polícia Militar de Itajaí e Balneário Camboriú iniciarão o curso de formação de soldados nesta semana e juntos receberão 90 homens e mulheres, chamados pelo último concurso público realizado pelo Governo do Estado. Os locais das aulas teóricas estão sendo definidos pelos comandantes.

Nesta terça-feira, 2, o secretário regional de Itajaí Edson Piriquito tratou sobre a estrutura das salas, como cadeiras e mesas, que serão usadas pelo comando, com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Ronaldo de Oliveira, e reforçou que a região estará unida para que os policiais permaneçam nos batalhões depois de concluído o curso de formação. “É necessário reforçar o efetivo para acompanhar a evolução dos serviços de inteligência da PM, que atualmente conta com tecnologia para dinamizar os atendimentos e dar resposta mais imediata aos chamados”, disse o secretário.

A 3ª Região Militar, que ainda inclui o 25º Batalhão de Navegantes, atendeu no primeiro trimestre do ano mais de 42 mil ocorrências. Equipados com tablets e impressoras, os policiais emitem boletins de ocorrências nos locais dos chamados, reduzindo em um terço o tempo de atendimento, liberando a viatura para outras ações.

Neste ano, 950 novos policiais serão incorporados à PM. São 866 homens e 84 mulheres, que se apresentaram para a chamada do último concurso público e começaram oficialmente nesta terça-feira, em cerimônia em Florianópolis, a formação militar. O ato de abertura do curso contou a presença do governador Raimundo Colombo, do vice Eduardo Pinho Moreira, do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm. A cerimônia integra também a programação de aniversário da corporação, que completa 182 anos na próxima sexta-feira, dia 5.

A partir desta semana, os alunos têm o ingresso como policiais militares e participarão de cerca de oito meses de curso, com conclusão prevista para dezembro. Durante o treinamento, eles serão distribuídos entre Florianópolis e quartéis de outras 15 cidades. Após a formação concluída, os novos profissionais serão efetivamente distribuídos de acordo com critérios técnicos, como aumento populacional de cada cidade, número de ocorrências locais e demandas reprimidas.

Santa Catarina já recebeu, desde 2011, cerca de 7 mil novos servidores na área da segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e auxiliares criminalísticos.

Com informações da SECOM

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}