Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Militar de SC...

Polícia Militar de SC troca de comando e coronel Nazareno Marcineiro recebe medalha Anita Garibaldi

A Polícia Militar de Santa Catarina está com novo comando. Após três anos e quatro meses no cargo de comandante-geral, o coronel Nazareno Marcineiro deixou o posto, assumido pelo coronel Valdemir Cabral nesta segunda-feira, 5, em Florianópolis, em evento de comemoração do aniversário de 179 anos da corporação. O governador Raimundo Colombo participou do ato e entregou ao coronel Marcineiro a medalha de mérito Anita Garibaldi, a maior condecoração catarinense. A honraria criada em 1972 é dada aos cidadãos que se destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil.

Foto: Neiva Daltrozo/Secom. Mais imagens na galeria de fotos

“Hoje é um dia de festa. A segurança pública é um desafio em todo o país. Mas em Santa Catarina temos o orgulho de ter uma Polícia Militar que se aperfeiçoou ao longo dos anos. Hoje temos uma grande corporação com profissionais qualificados que protegem a população catarinense colocando as próprias vidas em risco”, destacou Colombo.

O governador ressaltou, ainda, o trabalho do antigo e do novo comandante: “O coronel Nazareno teve um desempenho que orgulha a todos nós. A entrega da maior comenda do Estado demonstra nosso agradecimento, que é dividido com todos que trabalharam em equipe nestes últimos anos. E o coronel Cabral, com certeza, também terá êxito nesse posto e contará com todo o apoio do governo”.


Foto: Neiva Daltrozo/Secom

Também participaram da cerimônia o secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública, coronel Fernando Rodrigues de Menezes; o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Oliveira; entre outras autoridades. O secretário Menezes lembrou que desde o início do governo Colombo a PM catarinense recebeu 2,5 mil novos policiais militares e novas contratações estão previstas. Ele citou, ainda, os investimentos na renovação da frota e de equipamentos da corporação.

O coronel Nazareno também destacou os investimentos realizados. “Agradeço ao governador Raimundo Colombo pela confiança ao me oferecer esse cargo há três anos, pelo reconhecimento das causas da segurança pública e pelos investimentos realizados neste período. Agradeço também aos companheiros do dia a dia que contribuíram com o nosso trabalho. Sou hoje um cidadão realizado e com o sentimento de dever cumprido. A vida é uma sucessão de ciclos, o fechamento de um é seguido pelo início de outro”, discursou o coronel Nazareno, que deixou o cargo para se dedicar à carreira acadêmica.

Novo comando
Natural de Florianópolis, o coronel Cabral tem 55 anos, é bacharel em Direito pela UFSC, está na PM de SC desde 1982 e ocupava, até então, o posto de subcomandante-geral. O coronel desempenhou diferentes funções dentro da corporação, com destaque para o comando do Bope entre 2005 e 2008.


Foto: Neiva Daltrozo/Secom

Sobre os desafios do novo posto, afirmou que vai trabalhar para levar o policial para cada vez mais perto da comunidade. “Somos um Estado muito seguro, mas as pessoas ainda se preocupam muito com a criminalidade e a violência. Vamos trabalhar forte contra os pequenos crimes, que trazem essa sensação de insegurança para a população. E isso se faz com a colocação de um policiamento mais ostensivo nas ruas”, explicou o coronel Cabral.

Promoções
O ato desta segunda-feira também marcou a promoção de praças e de oficiais e entregas de homenagens para apoiadores da corporação. Veja aqui a relação de praças promovidos e aqui a de oficiais. Veja ainda o histórico da PM e a programação de comemoração dos 179 anos da corporação clicando aqui.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC